A maior parte das mulheres que me procura diz que não percebe porque é que está com o problema x, y ou z porque a pega já foi avaliada e está boa. Mas, quero-te dizer que a amamentação não é apenas uma pega « boa ». Não é apenas olhar para o bebé e ver o lábio de baixo rodado para fora e o nariz solto. O mais importante da mamada é perceber se ela é EFICIENTE! É perceber se quando o bebé está na mama, está efectivamente a comer!! Porque, convenhamos, o objectivo máximo da amamentação é alimentar o bebé!! 

Uma mamada eficaz é mais importante do que a duração da mamada ou o intervalo entre mamadas ou a forma como o bebé está a pegar! Olha para o teu bebé. Vê como ele está interessado em mamar, como faz movimentos amplos com a boca e pausas para engolir. Vê como ele marca um compasso e como aos poucos vai ficando mais relaxado. Se o vês desinteressado faz COMPRESSÕES na tua mama. Percebe se ao dar-lhe mais fluxo ele volta a movimentos amplos e deglutições. Ao observares assim o teu bebé vais conseguir perceber se ele mamou e ficou saciado com uma mama ou se lhe deverás oferecer a outra e esquecerás o relógio e as aplicações porque vais estar a dar atenção ao que realmente te pode dar informação válida e vais ganhando confiança no processo ❤️

Outra forma de perceberes se o bebé está verdadeiramente a comer é o número de fraldas!!! Afinal, tudo o que entra tem que sair! 

💩No primeiro mês de vida do bebé queremos que ele faça, pelo menos, um cocó e que a cor mude daquele preto dos primeiros dias para um amarelo-mostarda, de textura pastosa, ao longo da primeira semana. Há bebés em que cada mamada é cada caga** e está tudo bem, também. A partir do primeiro mês, bebés que estão a aleitamento exclusivo podem ficar vários dias sem fazer cocó. 

👶 Já os xixis vão aumentando ao longo da primeira semana, sendo que no final dos 7 dias ele deverá molhar, pelo menos, 6 fraldas ao longo das 24 horas. 

Conta-me aqui nos comentários se já sabias estás coisas e partilha com aj’amigas, a sogra e as vizinhas, para que mais e mais mulheres cheguem a esta informação ❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.