Sara Castro Fisioterapia e Amamentação


A necessidade faz o engenho, diz o povo com razão. Quando não temos todas as ferramentas disponíveis temos que pôr a nossa imaginação a funcionar e criar novas formas de atingir os nossos objectivos. Assim é em tudo na vida… assim foi com a brilhante descoberta de que o colo salva vidas! 

Nils Bergman era médico no Zimbabwe, uma zona com poucos recursos (financeiros e humanos). Onde ele trabalhava havia apenas UM médico para cada 10 mil pessoas e não havia incubadoras como na maioria dos hospitais pediátricos. Assim, as taxas de mortalidade de bebés prematuros rondavam os 70%. 

Não resignado com o cenário que o cercava, Bergman teve a brilhante ideia de colocar os bebés no quentinho do colo das suas mães e viu resultados fantásticos que levaram a que a taxa de sobrevivência destes pequeninos passasse de 30 a 50%!!! Os bebés que permaneciam no colo das suas mães, choravam menos, apresentavam maior facilidade em controlar a temperatura e os seus batimentos cardíacos, tinham maiores níveis de oxigénio no sangue e uma maior propensão para amamentar! Incrível, não é? 

A esta técnica ele chamou de método canguru e ao seu estudo têm-se vindo a juntar outros investigadores. 

O nosso corpo é o habitat natural dos nossos bebés! Eles nascem seres biologicamente programados para estar em contato físico contínuo com as suas mães no início dos seus dias no planeta (a famosa exterogestação) e respeitar isso só irá trazer benefícios para toda a gente, quer tenham nascido antes do tempo ou a termo! Daí existir também o padrão ouro de se colocar o bebé em contacto pele a pele na sua primeira hora de vida!

Então esquece a indicação da ti-Maria de que colo só vai mimar o teu bebé e cola-o a ti o máximo de tempo possível!! O babywearing pode ser uma grande grande ajuda para te deixar também com as mãos livres! Essa proximidade vai fazer com que o teu bebé se sinta mais tranquilo e promove a amamentação, uma vez que ele vai estar mais perto das maminhas e vai-se lembrar mais rapidamente delas e tu vais estar mais atenta aos seus primeiros sinais de fome ❤️

Conta-me aqui nos comentários se és do gang colo e como tem sido para ti a experiência de carregar um serzinho 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.