Hoje em dia é aconselhada a amamentação em livre demanda, permitindo ao bebé ir à mama sempre que ele apresentar sinais de fome! Mas se isto é verdade para um bebé mais velho que está a ganhar peso de forma adequada, não é tão verdade assim quando estamos a falar de bebés recém-nascidos. Então, será que devemos acordar o bebé para mamar?

Sonolência excessiva pode ter várias causas:

  • Um recém-nascido pode estar sonolento após o parto por causa da medicação utilizada durante o trabalho de parto. Os efeitos podem durar um curto período de tempo, mas também podem persistir durante dias!  
  • Não comer o que precisa também o pode deixar sonolento! Quando os bebés não estão a ingerir todas as calorias de que precisam podem dormir mais para poupar energia!
  • Bebés que possam ter alguma dificuldade ao nível da sucção ou que consideram que os fluxos não são interessantes para eles, podem adormecer poucos minutos depois de estarem na mama, mesmo que não tenham comido tudo aquilo de que precisavam.
  • Bebés que estão afastados dos seus pais também podem ver reduzido o número de oportunidades que têm de ir à mama, uma vez que os seus sinais iniciais de fome não são respondidos. Nem todos os bebés irão chorar ao não serem atendidos na sua demanda de ir à mama. Alguns irão pensar “deixa lá, como mais tarde” e vão virar para o lado e dormir, perdendo, assim, uma oportunidade de comer. Assim, é muito importante que o bebé esteja próximo dos seus cuidadores, mesmo quando está a dormir. Para tal podem ser utilizados os porta-bebés (melhor não há para garantir a proximidade à fonte de alimento e a “imitação” do ambiente intra-uterino neste mundo tão imenso!) ou um berço na sala, ou no local onde vocês passarão a maior parte do vosso tempo.
  • Icterícia! A bilirrubina deixa o bebé sonolento, pelo que pôr o bebé a mamar quando está ictérico pode ser mais desafiante. E, por outro lado, se o bebé está com icterícia irá precisar comer mais para conseguir eliminar a bilirrubina pelo 💩, uma vez que mamar estimula os movimentos do intestino. Assim, têm que ser estimuladas mamadas mais frequentes para quebrar este “ciclo vicioso” que serão possíveis ao acordar o bebé!

Deste modo, quando o bebé não recuperou ainda o peso do nascimento, ou está com dificuldade em ganhar peso, e não podemos dizer que a amamentação está a “fluir”, deve ser acordado todas as 2, máximo 3, horas. Depois dele já ter recuperado o seu peso “de vinda ao mundo”, estar a ganhar peso de forma harmoniosa e consistente e de percebermos que tudo está a correr bem, não há necessidade de o acordar! É deixar dormir e aproveitar para descansar também! Mantenham o máximo de proximidade possível, colo e pele a pele, pois irá também contribuir para uma maior frequência de mamadas, visto estimular os reflexos do bebé, ao mesmo tempo que vos permitirá tomar conhecimento dos sinais de fome precoces que ele vos está a dar, permitindo-vos responder no imediato.  

⚠️⚠️⚠️Atenção!!! Quero sublinhar que esta questão de acordar os bebés não se coloca no seu primeiro dia de vida! Nessa altura, o bebé vai-se manter activo cerca de duas horas, entrando depois num sono profundo. Isto é fisiológico e tentar contrariar apenas trará frustração e aumento do risco de se colocar em acção práticas que podem interferir negativamente no estabelecimento da amamentação. O comportamento do bebé antes da descida do leite é muito específico e diferente do comportamento esperado quando começa a existir leite maduro em grandes quantidades!

1 pensamento acerca de “Devo acordar o bebé para mamar?”

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.