Já dizia o nosso querido Camões e eu subscrevo!!
Um bom início na tua história de amamentação aumenta fortemente as probabilidades de tudo correr bem. E quando falo em início falo no início dos inícios. Aquele instante em que o teu bebé abandona o T0 onde tem estado os últimos 9/10 meses e entra neste mundo maravilhoso para os teus braços!!
Yeeeees!! 💪💪💪 Para os TEUS braços. Se o bebé 👶 estiver bem não precisa de passar pelos braços da enfermeira para ser limpo, aspirado e perfumado… nada disso! O ideal é ficar imediatamente nos TEUS braços! E aí permanecer, pelo menos, a sua primeira hora de vida, a que a ciência chama de « hora dourada » ou « golden hour » (que isto de haver uma expressão em inglês torna logo a coisa mais chique! 😜).
Amamentação na primeira hora de vida do bebé
Os estudos têm demonstrado que o início da amamentação na primeira hora de vida do bebé:
- facilita o estabelecimento da amamentação a longo prazo,
- está associado a mais tempo de aleitamento exclusivo, bem como a uma amamentação mais prolongada,
- para além de tudo isso, começar a vida assim pode ser capaz de diminuir a mortalidade infantil e
- é ainda importante dizer que o contacto pele a pele contigo vai ajuda a estabilizar a temperatura do teu bebé e permitir que ele seja colonizado com as tuas bactérias ❤️
A ausência deste primeiro contacto está associada a uma maior suplementação nos primeiros dias de vida 🍼 . Ou seja, a maioria dos bebés que tomou suplemento nos seus primeiros dias não foram amamentados na primeira hora 😢 o que é uma grande perda para a sua saúde, uma vez que o colostro (o leite materno dos primeiros dias pós parto) é extremamente rico em nutrientes e anticorpos, sendo a melhor primeira “vacina”! ❤️
A realidade é dura…
Infelizmente, no mundo todo, apenas 2 em cada 5 bebés são amamentados na primeira hora 😭 sendo os países mais desenvolvidos aqueles que apresentam as taxas mais baixas, provavelmente devido à medicalização do parto e das altas taxas de cesariana! 🤦♀️
Quero alertar-te para um pequeno grande pormenor: mesmo uma cesariana não é impedimento de realizar a hora dourada!! Tudo depende mais da disponibilidade dos profissionais do que do tipo de parto em si!
Mas este momento é tão mas tão importante para a amamentação e para o bebé também, que vale muito a pena continuarmos a “partir pedra” nos hospitais para que seja cada vez mais proporcionado e estipulado como rotina!
O que fazer?
Se estás grávida há algumas coisas que podes fazer para aumentar a probabilidade de receberes o teu bebé nas condições de “ouro” 👌🏻 tais como:
👉 Faz uma consulta pré natal com uma consultora de amamentação 🤱
👉 Escolhe um Hospital Amigo dos Bebés e vai visitá-lo com olhar crítico e prático, procurando saber quais são as rotinas e procedimentos adoptados e de que forma eles se encaixam ou não no que tu precisas e queres (aaaah pois!! Não és TU quem tem que encaixar no hospital… é o HOSPITAL que tem que encaixar em ti… you rock 🤘)
👉 Escolhe uma equipa para te acompanhar que seja composta por profissionais actualizados
👉 Informa-te sobre parto para que possas tomar as tuas decisões e seres A protagonista do TEU parto! E…
👉 Passa tudo para o papel num plano de nascimento que seja dado à equipa que te acompanha 👩🏻⚕️🧑⚕️
Se já tiveste o teu bebé e conseguiste viver este momento… PARABÉNS!!!! 🙏🙏🙏😍😍😍 fico mesmo feliz por vocês 😁
Se já tiveste o teu bebé e não o conseguiste, abraço-te ❤️ se querias muito e não foi possível acredito que seja doloroso. Mas, lembra-te, deste o teu melhor e fizeste o possível!
Se chegaste até aqui é porque achas que este tema é importante, então bora lá partilhar com o mundo este artigo para que mais e mais bebés tenham esta maravilhosa recepção 💪💪