O teu bebé chegou! Yuuuupppiii que emoção!! É lindo, fofinho, amoroso, charmoso e cheiroso. 👶🤩❤️
As hormonas têm-te ajudado a não dormir mas passa um dia, dois, três e tu começas a perceber que não é tão fácil assim cuidar de um pequeno ser humano e manteres-te viva ao mesmo tempo.
Bem-vinda ao puerpério!
Este palavrão, segundo os livros, corresponde ao período de 42 dias a 6/8 semanas pós-parto, altura repleta de alterações físicas e emocionais de adaptação a este novo papel de mãe e mulher (já) não grávida!
O puerpério é muito difícil. É duro! E o mais duro é que se entre nele, habitualmente, sem grande preparação. Já paraste para pensar em quantos bebés de 1 semana pegaste ao colo antes de teres o teu? Pois é… provavelmente não muitos ou, até, nenhum! A maternidade é, cada vez mais, vivida de forma isolada e solitária na nossa cultura. Isto torna-nos mais vulneráveis (por um lado porque não temos grandes apoios e, por outro, porque não temos grande preparação!).
Mas eu hoje estou aqui para te dar TRÊS dicas que te vão salvar nesta fase e te dar muita vontade de ter outro(s) bebé(s) 👶👶👶. Ora presta atenção:
👉 DICA nº1 – TEM COMIDA (SAUDÁVEL) CONGELADA
Dar banho no bebé, dar de mamar, adormecê-lo, mudar a fralda, tomar um duche rápido, pôr roupa a lavar, mudar fralda ao bebé, dar de mamar, tirar a roupa da máquina, mudar fralda, começar a cozinhar, bebé chora, dar de mamar, bebé a dormir, voltar ao tacho , bebé acorda a chorar, bebé adormece, o arroz queimou entretanto e tu abres um pacote de batatas fritas e uma caixa de chocolates para sobremesa.
Pois é… tratar de um bebé é um trabalho de 24h e tu vais ver que não é tão fácil assim juntares a isso o cozinhares coisas saudáveis, para que possas também cuidar bem de ti. Principalmente no primeiro mês. E sabemos bem que nem toda a gente tem (ou quer ter) a mãe, a sogra, e tia e a vizinha prontas para ir entregar os menus todos os dias.
Então, quando estiveres na fase final da gravidez começa a fazer refeições que possas deixar congeladas! Tiras mais um peso de cima dos teus ombros, o que te vai deixar mais tranquila e disponível para o teu bebé (não sei como és tu com fome, mas eu fico insuportável 😜). Cuidas de ti, dando ao teu corpo coisas que lhe vão fazer bem ❤️
👉 DICA nº 2 – AMAMENTA DEITADA
Em primeiro lugar, quero aqui desmistificar um grande mito da amamentação que tem vindo a ser alimentado inclusivamente por profissionais de saúde que adormeceram nalgumas aulas! ⚠️ amamentar deitada NÃO CAUSA otite no bebé! Aproveito até para te dizer que os bebés amamentados têm menos otites do que os bebés não amamentados. Esta indicação de não alimentar o bebé é válida se se estiver alimentar o bebé com o biberão 🍼. A pega que o bebé faz na mama é diferente da que faz no biberão 🍼. Quando o bebé está a mamar a tuba auditiva (o canal que liga a boca ao ouvido) fica fechada. Isto impede que o leite passe e fique « estacionado » no ouvido, infectando e causando uma otite. No biberão não há este fechamento, pelo que o risco de otite é real e as recomendações são que o bebé se mantenha mais verticalizado.
Posto isto, não tenhas medo de experimentar amamentar deitada (em diferentes posições para perceberes o que te dá mais jeito!). Vai-te permitir descansar, principalmente de noite!!!!! Sim… porque os bebés vieram com um relógio diferente do nosso e não percebem nada disto de ser dia e noite, então irá pedir-te tanto de mama e presença pela madrugada como às 4 da tarde! No entanto, TU precisas dormir de noite! Amamentares deitada vai-te dar anos de vida e umas boas horas de descanso.
Ao pores o bebé na tua cama certifica-te de que cumpres os critérios de SEGURANÇA para o fazer (o bebé fica do teu lado e a cama está encostada à parede para que ele não caia; nem tu, nem o teu parceiro estão demasiado exaustos, ou beberam em excesso, ou tomaram medicação que pode causar sonolência e o bebé não deve ser tapado com a vossa roupa de cama). Há um estudo muito interessante que percebeu que as mães que dormem com os seus bebés assumem todas a mesma posição: deitadas de lado para o bebé, com o braço a envolvê-lo, como forma de proteção. É interessante perceber que temos coisas assim… animais 😜
Sobre o descanso, até acrescento uma dica dentro desta dica (vai ficar uma espécie de paga 3, leva 4 🤣). Descansa SEMPRE que o teu bebé dormir! Quando o bebé estiver a dormir tu deverás fazer o mesmo. Se fores arrumar a casa, aspirar o chão, passar a ferro, lavar e estender roupa, vais cansar-te ainda mais! Deixa a casa como estiver… no mínimo indispensável para que toda a gente consiga (sobre)viver. Tudo isso vai passar! Afinal, já só faltam cerca de 18 anos para o teu bebé ir para a universidade 😉
👉 DICA nº3 – USA OS PORTA BEBÉS (FAMOSO BABYWEARING) COMO TEUS ALIADOS!!!
Há diferentes tipos de porta bebés: panos, mochilas, slings… enfim, todo um universo! Não é preciso que sejas fã de tudo e que tenhas um exemplar de cada coisa! Precisas apenas de encontrar o(s) suficiente(s) que te permitam estar confortável e que o teu bebé esteja bem instalado, isto é, têm que ser ergonómicos! Senão… ao fim de um passeio vais estar a chorar por uma consulta aqui com a fisioterapeuta 👩🏻⚕️
Quando o bebé chega ao mundo, ele está meio perdido! Não sabe bem o que lhe aconteceu, onde está ou quem é! Tudo aquilo que ele conheceu foi a barriga da sua mãe e é isso que ele procura quando está cá fora: estar sempre apertadinho, quentinho, a ouvir o coração da sua mãe e sons no meio da água e sempre alimentado e embalado. Quanto mais ele sentir que tem estas condições, mais tranquilo irá estar e um bebé tranquilo é meio caminho andado para que tu estejas também mais tranquila!
O babywearing permite-te tudo isto e ainda te liberta as mãos! Bom ou muito bom?? 💪💪🙏🙏
Só não permite uma coisa, apesar de a facilitar enormemente: estar sempre alimentado! Aí entramos na questão da LIVRE DEMANDA! Mas sobre isso falamos amanhã 😉