A primeira causa de desmame precoce é a sensação de falta de leite. Leste bem! A SENSAÇÃO. A ideia de que não se tem o leite suficiente para sustentar o bebé, leva a maioria das mulheres à introdução de fórmula, influenciando então verdadeiramente a sua produção! 

Então, como SABER é PODER, hoje venho-te falar de COMO se PRODUZ o leite (para saberes o que deves pôr em prática para que a tua produção esteja sempre equilibrada com as necessidades do teu bebé) e quais são os SINAIS de baixa ingestão a que deves estar atenta (para saberes se realmente o teu bebé precisa comer mais um ‘cadito). 

Vamos começar pelo princípio… COMO se PRODUZ o leite? 

A meio da gravidez

👉   Mais ou menos a meio da gravidez, a prolactina entra em cena e começa a diferenciação das células alveolares em células secretoras e dá-se o início da produção de colostro. 

👉   No entanto, a progesterona quer ser a protagonista principal e abafa o desempenho da nossa amiga prolactina, fazendo com que as maminhas não comecem logo a produção em alta intensidade. 

Na altura do nascimento

👉   Quando o bebé decide descobrir o mundo e vir cá para fora, a progesterona sai do palco e permite que a prolactina comece a « brilhar ». Aparece assim, quase de repente, o leite maduro!! As mamas ficam quentes, vermelhas, duras e crescem, entre o terceiro e oitavo dia após o parto. E é a isto que o povo chama há anos de subida ou descida do leite e que a ciência resolveu apelidar de lactogénese 2! 

Puerpério

👉   Entre o TERCEIRO e o OITAVO dia!!! Então, quando 2 horas depois do parto a querida enfermeira vier « ver » se já tens leite, tu vais-lhe explicar no tom mais calmo que as tuas hormonas de pós parto te permitirem, que apesar de seres especial, não consegues fazer mais do que a biologia te permite e que irás aproveitar nos entretantos o colostro que tens (o leite que irás ter entre o nascimento do teu bebé e o aparecimento do leite maduro e que é riquiiiiiiiiiiiiissimo em anticorpos!). 

⚠️ Podes também sugerir à senhora enfermeira que siga a minha página ❤️❤️❤️❤️ obrigada 🙏 

👉   Depois deste teatro todo das hormonas, entras tu e o teu bebé em cena! Exacto! Tu e o teu bebé. 😍😍😍😍isto porque a produção do leite começará a ser regulada pela « oferta e procura ». O teu bebé esvazia a mama ➡️ o teu corpo percebe que há um bebézinho para alimentar ➡️ a tua mama produz leite ➡️ o teu bebé esvazia a mama ➡️ etc etc etc. 

O que NÂO funciona

Com isto quero dizer-te que: NÃO é o chá xpto que te vai fazer produzir leite, NÃO é beberes um garrafão de 5l de água por dia que vais produzir leite, NÃO é a preparação das mamas que (não) fizeste na gravidez que (não) coopera para a produção de leite! É a regra do consumo/ produção. Se o bebé consome, o corpo produz! 💪

E é por isso que deves: 

  • Amamentar em livre demanda (cerca de 10 a 12 vezes nas 24 horas. Nos primeiros 15 dias não faças intervalos maiores que 4/5 horas)
  • Não dar chupetas nem biberões 
  • Estares tranquila, bem alimentada e descansada (isso não influencia a tua produção diretamente, mas sim a facilidade com que o leite sairá, pelo que irá influenciar indirectamente 😉) 
  • Não oferecer fórmula caso não haja verdadeira indicação clínica para tal 
  • Extrair leite frequentemente e de forma eficaz logo após o parto, caso tenhas que ser separada do teu bebé 
amamentar sara castro amamentacao

Agora… quais são os SINAIS a que deves estar atenta!! 

Ganho de peso

👉   É esperada uma perda entre 7 a 10% no bebé, após o parto. 

Esta perda pode ser maior em bebés que tenham nascido por cesariana, uma vez que não foram « espremidos » pelo canal de parto e que « incharam » por causa das soluções intervenosas recebidas pelas mães durante a cirurgia. Por isso, as recomendações mais recentes aconselham considerar-se como peso inicial o peso 24 horas após o nascimento.  

Depois disso, é esperado que os bebés ganhem entre 20 a 30 gramas por dia e tenham o peso de nascença 15 dias após o parto. Todavia há bebés que demoram um pouco mais a fazê-lo! Não fiques presa à balança e olha outros indicadores, como as fraldas do bebé que te explico em seguida:

Fraldas de xixi e cocó 💩 

👉  O bebé deve fazer cocó pelo menos 1 vez por dia durante o primeiro mês. Há bebés que é « cada mamada, cada cag*** » e há outros que se ficam apenas por 1 💩. 

  • Ao início (1º e 2º dia) o cocó vai ser bem preto (chama-se mecónio) e o bebé deverá fazer 1 a 3 fraldas de xixi 
  • Entre os dias 3 a 6 as fezes vão ficar com um tom verde escuro e o xixi aumenta um pouco (3 a 4 fraldas)
  • A partir do sétimo/ oitavo dia os 💩 deverão ter uma cor amarelo mostarda, com uma textura pastosa e são esperadas pelo menos 6 fraldas de xixi.

Se perceberes, quer pela questão do peso, quer pela questão de ausência de cocós e xixis, que qualquer coisa pode não estar bem, procura o pediatra e a tua consultora de amamentação. A primeira coisa que temos que garantir é que o bebé coma! Mas temos que o fazer protegendo a amamentação, caso amamentar seja o teu desejo, pelo que existem n estratégias que se poderão pôr em prática. A necessidade de complementar (caso seja mesmo preciso) não põe um ponto final na tua história de amamentação! É importante saberes isso ❤️ 

Espero que este post te tenha sido útil! Partilha caj’amigas para que não haja mais bebés desmamados por uma falta de leite não real! E guarda este conteúdo para vires rever sempre que precisares ❤️❤️❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.