Olá olá! Como foi o teu fim de semana? Já estás a sentir aquela falta de ar típica de domingo à noite? Bem… espero que este artigo te faça esquecer um pouco que o descanso acabou! 😜
Mas também, se és mãe, fim de semana não é propriamente sinónimo de descanso 😅 se no teu caso, o teu bebé ainda está no forno tu aproveita para dormir, rapariga!!!! Mas só depois de leres este artigo porque ele é de extrema importância para ti, em particular ❤️
Ontem falei-te sobre os sinais a que deves estar atenta para saber se o teu 👶 está a comer o suficiente. Se não leste, vai lá antes de eu continuar que eu espero por ti. Clica aqui.
E se não tenho mesmo leite?
Hoje quero falar-te de que, apesar de poucas mulheres terem efectivamente dificuldade em produzir leite suficiente isso pode acontecer. Como também pode acontecer um atraso na famosa descida/ subida de leite, ou lactogénese 2 (nome mais pomposo). Define-se como atraso o não aparecimento de leite maduro após 72 horas do parto.
E porque é que isto pode acontecer?
- Perda de sangue excessiva durante o parto
- Retenção de fragmentos de placenta
- Diabetes gestacional
- Síndrome do ovário policístico
- Distúrbios da tiróide ou outros distúrbios hormonais
- Hipoplasia mamária (condição médica rara em que não há tecido mamário suficiente. Falar-te-ei mais especificamente deste tema brevemente!)
- Cirurgias mamárias anteriores (quanto maior o intervalo entre a cirurgia e o início da amamentação e menores alterações de sensibilidade forem sentidas, menor é a probabilidade de impacto negativo na produção de leite!)
E porque é que te falo sobre isto? Porque INFORMAÇÃO e PREVENÇÃO são o MELHOR REMÉDIO.
O que fazer?
Caso faças parte do grupo dos factores de risco nesta lista e queiras amamentar, prepara-te ainda na gravidez! 👍Procura uma consultora que saiba avaliar a tua situação específica e te prepare de forma a conseguires pôr em prática o teu plano de amamentação (aconselhar e acompanhar um plano de extração ainda na gravidez, escolher formas de oferecer leite, teu ou adaptado, que menor impacto tiverem para a tua produção, são, por exemplo estratégias a pensar ainda com o pequenino no quentinho 🤰).
Caso não tenhas nenhum dos factores de risco que acima referi, mas que te vejas numa situação de atraso da chegada do teu leite maduro, ficas já a saber quais poderão ser as CAUSAS por detrás disso, e, consequentemente, como deverás agir. 👍Uma reavaliação pela tua enfermeira parteira ou pelo teu obstetra pode ser importante para perceber se há alguma retenção da placenta, ou se há algum procedimento a pôr e prática caso tenhas tido uma perda de sangue significativa (descanso, boa alimentação, suplementação de ferro e vitamina C são algumas das coisas que poderão contribuir para inverter o quadro!).
Posto tudo isto podes ir descansar para estares fresca e fofa para começar amanhã uma nova semana. Mas antes não te esqueças de:
🤲 PARTILHAR caj’amigas este post
🤲 GUARDAR para voltares a esta informação sempre que precisares!
Uma noite tão descansada quanto os vossos descendentes vos permitirem 😜