A partir dos 6 meses de idade, o leite materno deixa de ser capaz de suprir as necessidades nutricionais da criança, nomeadamente em

da maminha ao prato sara castro amamentacao

Ferro, e é por isso que a OMS recomenda que o início da diversificação alimentar seja feitao nesta altura. Porém, uma coisa que não podes esquecer é que a OMS refere também que o PRINCIPAL alimento da criança durante o seu primeiro ano de vida continuará a ser o leite.

Porque é que é importante ter sempre esta ideia em mente? Para não ficares desesperada nos dias em que o teu pequeno comer menos! 👶 o primeiro ano é um ano de exploração de alimentos: as suas texturas, os tamanhos, as cores, os sabores, etc etc etc., pelo que se deve dar ao bebé a hipótese de experimentar diferentes alimentos, não forçando o bebé a comê-los! Confia nele! Se amamentaste em livre demanda já viste que o teu bebé sabe bem dizer-te quando tem fomeca 😜

Apesar da recomendação dos 6 meses, não significa que tu vais passar a dar alimentos sólidos aos 6 meses e 1 dia 😜 não te esqueças de olhar para o teu bebé de forma a perceber se ele está preparado para isso. E que sinais são estes que te dizem “Go on mamã, quero um bife da vazia?”. Ora bem, cá estão:

 👉   O bebé é capaz de se sentar com o mínimo de apoio e tem um bom controle da cabeça (muito importante para evitar engasgos!) 

👉   Reflexo de protrusão da língua diminuído ou inibido. Sabes aquele movimento de pôr a língua para fora ao sentir algo perto da boca?esse é o reflexo de protrusão da língua. Geralmente, por volta dos 4 meses de idade, o bebé já tem este reflexo reduzido e, dificilmente o apresentam aos 6 meses. 

👉   Conseguir pegar em objectos e brinquedos e levá-los à boca. Se ele é capaz de o fazer com objectos, será capaz de o fazer com alimentos! Sendo assim, esta é uma conquista importante a ser feita antes de começar a comer. 

👉   Demonstrar interesse pelos alimentos. Se o teu bebé fica todo agitado, a tentar tirar a tua comida da tua mão, chegando a fazê-lo algumas vezes, metendo depois a comida na boca, significa que ele quer muuuuito começar a comer e que está pronto para participar nas refeições da família ❤️

Cada bebé fica pronto para a introdução dos alimentos sólidos no seu tempo. Tempo esse que não obedece à precisão de um relógio! Então esquece os números e os bebés das vizinhas e amigas. Observa o teu bebé atentamente. Ele vai-te mostrar que sabe bem o que quer e quando está preparado para esta nova etapa que é fazer parte das refeições da família. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.