É comum ser procurada por mulheres que estão com dificuldades na amamentação mas que me dizem não entender porquê, uma vez que já foram avaliadas por x, y ou z que lhes disse que a pega estava perfeita. 

É claro que uma pega visualmente « perfeita », somada a um bom posicionamento, é já meio caminho andado. Mas não é tudo, principalmente se continuares a ter dor! A pega do bebé é como os sapatos altos que compraste para seres dama de honor da tua melhor amiga. Não vai adiantar nada estares linda por fora mas não conseguires manter um sorriso radiante atrás da noiva por causa da dor que tens nos pés! 

bebe tem freio curto sara castro amamentacao

O sucesso da amamentação depende da coordenação da dança entre mãe e bebé e uma simples avaliação visual da mamada não chega para se perceber toda a complexidade daquilo que se está a passar na boca do bebé. 

Um dos factores muito importantes para o sucesso desta dança, e que pode muitas vezes ser causa de dor e feridas no mamilo, é o freio da língua curto do bebé!! Eu até me atrevo a dizer que a língua é a “rainha da pista de dança”!! Faz algum sentido não se dar atenção à rainha e continuar-se a reduzir a amamentação à pega?? No no no no no!! 

O freio é uma membrana mucosa que une o pavimento da boca à linha média da língua. Quando o freio é curto, funciona como um elástico que prende a língua e que limita os seus movimentos. Movimentos esses que são FUNDAMENTAIS para que o bebé consiga extrair o leite da maminha ( . ) ( . ) 

Ora vê: 

1º o bebé tem que baixar a língua e abrir a boca para fazer a pega 

DEPOIS anterioriza a língua até à gengiva inferior 

EM SEGUIDA eleva a língua contra o palato para comprimir a aréola

E AINDA faz uma espécie de movimento de onda que ajuda o leite a ser extraído 

A língua não pára, né? No entanto, se o freio for curto, o bebé terá muita dificuldade em elevar a língua sem fechar a boca, causando compressão no mamilo e, consequentemente DOR e feridas! O movimento de onda vai também ser bem difícil de fazer, dificultando a extração do leite! 

Como os bebés são super inteligentes, vão tentar encontrar compensações para chegar ao seu alvo apesar deste “travão” que é o freio, activando outros grupos musculares, e com isto podem ficar com a mandíbula tão tensa que deixam de conseguir abrir bem a boquinha!! 👄 

O freio curto não tem só impacto na amamentação. Pode também prejudicar a fala, a respiração, a mastigação e a deglutição! 

Então, agora que já conheces o papel da língua e a possibilidade de ela vir com um travão… não te contentes em ouvir um: “mas a pega está boa!” caso estejas com dor ou o teu bebé não esteja a ganhar bem peso!! Pede para avaliarem a língua do teu bebé 👶 

Partilha com o mundo porque todas as linguinhas deviam ser avaliadas ❤️

P. S. Na foto sou eu… com o meu freio curto! 😜

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.