Existem muitos mitos à volta da produção de leite! Então hoje quero trazer-te um pouco de ciência a este tema de grande importância e que aflige muitas mulheres: a produção de leite! 

É verdade que existem alguns galactogogos (ervas, alimentos ou medicamentos que estimulam a produção de leite). No entanto, nenhum deles fará milagres! O segredo passará SEMPRE por uma  drenagem eficaz e frequente da mama! Se a mama não for esvaziada não irá haver estímulo para a produção de leite! Assim, a PRIMEIRA grande coisa a pôr em prática é aumentar a FREQUÊNCIA das mamadas, bem como a sua EFICÁCIA! Deves esquecer o relógio e olhar para o teu bebé: oferece-lhe a mama aos primeiros sinais de fome que ele te der, cerca de 8 a 12 vezes por dia. Em cada mamada procura perceber se ele realmente está a engolir ou se fica simplesmente a “chuchar”. O objectivo é que ele coma! A isto pode ser importante adicionares tempo de estímulo e drenagem com bomba ou ordenhas manuais! 

aumentar producao de leite sara castro amamentacao

Apesar dos estudos científicos não mostrarem uma evidência muito forte, a verdade é que a prática clínica tem mostrado muito bons resultados em relação ao uso de ervas no aumento da produção de leite. Apesar de as ervas serem um mundo de possibilidades, há três delas que parecem dar resposta a um grande número de situações, nomeadamente:

👉   A ARRUDA CAPRÁRIA que actua directamente na reconstrução do tecido glandular, estando, por isso, indicada em casos de cirurgia de redução da mama ou hipoplasia mamária

👉   O FENOGREGO que pode aumentar os níveis de prolactina. 

👉   O SHATAVARI que ajuda no equilíbrio das hormonas sexuais com impacto na lactação. 

⚠️ Nunca tomes nada sem falar com o profissional de saúde que te acompanha!

O conhecimento ancestral também recomenda que a mulher que amamenta coma determinados alimentos, de forma a melhorar a produção láctea, o humor e o bem estar no puerpério. Todavia, NÃO HÁ evidência científica que comprove a relação entre o consumo de alimentos e a produção de leite. Maaaaaas… como se trata de alimentos saudáveis, nutritivos e não processados todos podem-se beneficiar com o seu consumo, pelo que vale a pena tentar! Mesmo que não haja qualquer repercussão na produção de leite, acredito que a saúde agradecerá! Sendo assim, inclui na tua alimentação: aveia, quinoa, oleaginosas e sementes e vegetais verde escuros. 

Espero que estas minhas dicas te sejam úteis!! 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.