Quando acompanho casais grávidos invisto uma boa parte do tempo a falar com eles sobre o seu futuro bebé. Acredito que conhecer o que é fisiológico e esperado no seu comportamento permite ajustar expectativas, pelo que é a forma mais eficaz que temos de lutar contra mitos e, consequentemente, o desmame precoce!
O objectivo da nossa intervenção enquanto profissionais de saúde deverá ser dar à família a informação correcta e suficiente para que ela seja autónoma no processo de cuidar do bebé e que seja capaz de o fazer com confiança! Confiança em si própria. Confiança no seu bebé. Confiança no processo.
Todas as questões técnicas da amamentação virão com a prática de se amamentar. Da mesma forma que precisamos subir para cima de uma bicicleta quando queremos aprender a andar de bicicleta, precisamos pôr o bebé na mama para aprender a dar de mamar!! Os tutoriais não chegam. Podem, claro, ajudar-te a orientar o teu olhar para alguns pontos mas a aprendizagem virá com o “pôr a mão na massa”!
Hoje quero dizer-te que cuidar de um recém nascido é super hiper mega cansativo! Quero que saibas que vai exigir de ti uma disponibilidade e uma resiliência, possivelmente nunca experimentadas antes!! O bebé vai-te querer 24 horas por dia em contacto continuo, a cama vai ter picos e os despertares nocturnos vão existir. Nisto tudo as hormonas vão fazer a sua dança e as tuas emoções vão ficar numa espécie de emaranhado.
O bebé, que apenas te conheceu por dentro, aprende agora o que é ter fome, frio, muitas cores, sons mais nítidos… ao mesmo tempo que não está preparado para enfrentar este mundo fora de ti, pelo que precisa continuar a amadurecer em ti: nos teus braços e no teu corpo! Aí vai ser mais fácil para ele regular a sua temperatura, acalmar os seus reflexos, ter alimento constante e ter segurança! Muito mais do que no berço.
O teu bebé vai mudar de comportamento na sua alimentação… às vezes vai sempre querer estar na mama e às vezes vai fazer intervalos maiores. Mas depois dos intervalos maiores vão haver fases em que ele vai querer voltar a estar sempre na mama e isso não significa que não tens leite ou que ele não está a comer bem. Significa que ele está a querer comunicar ao teu corpo as suas necessidades para haver um ajuste na produção.
O teu bebé vai acordar durante a noite. E depois vai fazer algumas horas de sono mais compridas. Mas depois vai voltar a acordar durante a noite. Olha para isso como necessário e não como um problema. Os bebés vieram preparados para acordar mais facilmente do que nós, adultos, fazemos. Ele acorda porque tem algum desconforto, porque tem fome, porque quer ter a certeza de que não está sozinho. Acolhe-o nos seus despertares de coração tranquilo. Não precisas de o ensinar a dormir mas precisas de o ensinar a confiar nos outros. A saber que pode expressar as suas necessidades que elas serão acolhidas. Isso ficará para a sua vida inteira!
Aprende sobre o que é esperado de um bebé real. Prepara-te na gravidez para que o bebé esperado/ desejado/ sonhado encaixe no que é a realidade! Assim, e só assim, farás uma rasteira às hormonas do puerpério e ouvidos moucos aos ditos e não ditos da “sabedoria popular”, ficando, com toda a certeza, no bom caminho para atingires os teus objectivos para a amamentação!