Falar de saúde mental no pós parto é muito importante para que saibas reconhecer aquilo que é normal e esperado depois de pores um serzinho fofinho no mundo, mas também para que conheças os sinais a que deves (tu e a tua rede de apoio!) estar atenta porque poderão significar algo mais profundo e com necessidade de intervenção profissional especializada.
👉 Blues pós-parto ou Baby blues
50 a 80% das mulheres passam por um período de desconforto emocional, que começa dois a três dias após o parto. E o que é que caracteriza este desconforto? Sentimentos de ambivalência (felicidade extrema e tristeza logo a seguir, vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo), angústia, insónias, ansiedade, irritabilidade, falta de concentração e de autoconfiança.
Se estás à espera do teu primeiro filho, sabe que é mais provável vires a sentir tudo isto do que uma mulher que já tem outros filhos.
O apoio emocional, a ajuda prática, as expectativas realistas e a interação com outras novas mães podem minimizar os Baby blues! Então, uma óptima coisa que podes fazer é aderir ao meu grupo do Facebook: Amamentação sem filtros ❤️❤️❤️💪💪💪 e continuares a acompanhar os meus conteúdos aqui na página, claro ☺️
Se esta “rasteira hormonal” durar mais de duas semanas, pode ser um indício de depressão, pelo que será bom partilhares a situação com o profissional de saúde que te acompanha.
👉 Depressão pós-parto
A primeira coisa que quero que saibas é que se estás a passar por uma depressão pós parto NÃO precisas desmamar o teu filho! A maioria dos antidepressivos são compatíveis com o aleitamento materno.
A segunda, muito importante também, é que a ciência mostra que a amamentação constitui um FACTOR PROTECTOR importante contra o agravamento dos transtornos de humor e ansiedade no pós-parto, uma vez que, quando prazerosa e estabelecida, pode representar um importante papel na adaptação aos desafios impostos pelos cuidados ao bebé!
Alguns sintomas que podem indicar que é preciso procurar um profissional especializado são:
- Perda de prazer
- Sentimentos de culpa por falhar enquanto mãe e cônjuge
- Perturbações do sono e do apetite
- Cansaço
- Queixas físicas vagas
- Dificuldade em conectar-se ao bebé
- Vontade de fazer mal a si mesma
- Pensar que todos estariam melhor sem a sua presença
Ajuda profissional pode ser muito benéfica! Abandonar a amamentação quando ela te faz bem não é a melhor recomendação para resolver o problema e pode mesmo chegar a piorar alguns quadros!
👉 Psicose pós parto
É uma condição rara. Afecta 1 a 2 em cada 1000 mulheres. No entanto, em casos graves, pode ser necessária hospitalização.
Os sinais de alerta para a psicose pós parto incluem:
- Alucinações ou delírios
- Perda de controlo, raciocínio e interação social
- Comportamento estranho ou violento
- Ameaças à sua própria integridade física e à do bebé
- Tentativas de suicídio
- Diminuição da comunicação e conflitos conjugais
- Parentalidade inadequada e problemas comportamentais relativamente a outras crianças
Espero que esta informação te tenha sido útil. Se achas que também o poderá ser para outras pessoas, não te esqueças de partilhar nas tuas redes sociais!