Olá olá minhas valentinas e valentonas! Pois é… hoje é o dia dos namorados. Aquela data fantástica, super bem explorada pelo comércio para nos impulsionar ao consumo 😜maaaas… o amor é lindo e todas as oportunidades para o valorizar são bem vindas! Então, espero que tenham um óptimo dia e que se sintam muito amadas e valorizadas! Desejo-vos isso hoje e todos os dias da vossa vida!
Hoje queria aproveitar que o ambiente está voltado para a relação do casal e falar-te um pouco sobre isso. Como manter a chama acesa depois da chegada do bebé?
A chegada do bebé traz imensas mudanças para a vida a dois e geri-las de forma a manter o relacionamento saudável é um enorme desafio. Se falamos do primeiro filho essa “crise” é ainda mais notória.
Quando o bebé chega, ele torna-se naturalmente o foco da casa. O sono é alterado, a liberdade da vida a dois deixa de existir e o pai pode ficar mais carente com a atenção que a mãe dá ao bebé. No entanto, há um momento, que cada casal deve definir para si próprio qual é, em que é preciso retomar os papéis. A mulher não é apenas mãe e o homem não é exclusivamente pai! Vocês ainda são um casal. Aliás, o início bonito deste novo serzinho de quem cuidam! Vocês são a base da vossa família! Cultivar a relação conjugal é de extrema importância para que os vossos filhos se sintam seguros e felizes!
Então, pensei aqui nalgumas dicas anti-crise pós filhos! Vamos a isso?
👉 DICA nº1 – ARRANJEM TEMPO PARA NAMORAR
Cultivar o tempo a dois e o contacto físico é fundamental! Aproveitem as sestas do bebé ou marquem mesmo na agenda momentos em que vão deixar o pequeno com alguém (futuramente em época não covid 😜) e vão estar exclusivamente focados um no outro! Podem também definir uma noite por semana em que vão estar juntos quando o bebé já estiver a dormir e aproveitam para fazer um programa a dois especial: abrir uma garrafa de vinho, ver um filme ou encomendar o jantar. Usem a vossa imaginação e definam um objectivo que funcione para vocês! Façam isso sem cobrança. As cobranças geram distanciamento.
👉 DICA nº2 – AJUDEM O OUTRO A TER UM TEMPO SÓ PARA SI
Cada um tem que ter um tempo só para si enquanto indivíduo também. Cuidar de si próprio será igualmente benéfico para o casal!
👉 DICA nº3 – DIVIDAM AS TAREFAS
Partilhar as responsabilidades e tarefas fortalece o casal e possibilita a cumplicidade, ou seja, o sentimento de que podem confiar e contar um com o outro.
👉 DICA nº4 – RESERVEM UM TEMPO DIÁRIO PARA PARTILHAREM O VOSSO DIA
Não é preciso, nem seria viável com toda a logística de se cuidar de um pequeno, reservar uma ou duas horas diárias. Mas podem definir um ritual diário de partilharem os vossos pontos altos e baixos do dia. Isso não demorará mais do que 15/20 minutos e vai-vos ajudar a manter-se ligados.
👉 DICA nº5 – ARRANJEM ACORDOS PARA O DESCANSO
As crianças acordam muito cedo e várias vezes durante a noite. Então, cansaço é praticamente sinónimo de parentalidade. Dividam o cansaço e o descanso entre vocês. Façam acordos sobre quem dorme até mais tarde no sábado de manhã. Os dois têm que ceder e criar acordos que respondam às necessidades de ambos!
👉 DICA nº6 – CALCEM OS SAPATOS DO OUTRO
É importante que haja muito diálogo, compreensão e paciência! Lembrem-se que estão a passar por uma fase de rearranjos que, se bem geridos, servirão para uma aproximação ainda maior, aumentando a vossa harmonia e cumplicidade! Conversem sem julgamentos, percebendo que cada um está a viver esta fase de forma muito própria!
👉 DICA nº7 – FOQUEM NO AMOR
Acreditem no amor que vos uniu. Afinal, o vosso bebé é fruto dele! Trabalhem para que dê certo! Queiram sempre que dê certo.
Espero que estas dicas vos ajudem.
Contem-me aqui nos comentários que outras estratégias têm posto em prática e vos têm ajudado 👇
Partilhem caj’amigas! Queremos malta feliz neste mundo ❤️❤️❤️