O meu post de hoje vem um pouco no seguimento do meu post de ontem, onde vos falei na possibilidade de continuar a amamentar durante a gravidez. 

amamentar bebés de idades diferentes sara castro amamentação

Se estás grávida e continuas a amamentar um outro filho, é provável que após o nascimento do bebé passarás a amamentar duas crianças de idades diferentes, se assim o quiseres. A isso chama-se amamentação em tandem. 

E porquê amamentar em tandem? Talvez isso te faça sentido porque o teu filho mais velho é ainda pequenino e percebes que não está pronto para o desmame. Talvez sejas tu quem não está preparada. Optares por manter a amamentação, dará ao teu « pequeno mais maior grande » a oportunidade de continuar a receber os benefícios emocionais, nutricionais e imunológicos da amamentação por mais tempo. A continuidade da amamentação ajudará também o teu filho mais velho a criar sentimentos mais agradáveis em relação à chegada do irmão e será uma verdadeira escola para ensinar a compartilhar!

Para além disso, a amamentação em tandem poderá aliviar o ingurgitamento mamário dos primeiros dias do pós-parto e auxiliar no aumento da produção de leite, super útil se o pequeno recém chegado tiver alguma dificuldade para mamar! 

Um dos palpites que as pessoas costumam dar é de que o teu bebé recém nascido não terá colostro para os seus primeiros dias. Todavia, a natureza é tão fantástica que já previu a possibilidade de se amamentar em tandem, pelo que o leite se modificará com o nascimento do bebé, tornando-se semelhante ao colostro, para dar resposta às necessidades do recém nascido e conferir-lhe imunidade! 

No entanto, quero também alertar-te para o facto da realidade de se amamentarem dois bebés de idades diferentes ser bastante desafiadora e cansativa. Não te digo isto para te desanimar! Digo para que possas preparar a tua rede de suporte e com isto estares mais preparada para o que vier. 

Uma boa estratégia que podes pôr em prática ainda na gravidez é a regulação das mamadas pelo filho mais velho. Começares a trabalhar acordos de acesso à mama por ele, controlando a demanda, evitará as regressões frequentes com a chegada do irmãozinho, bem como os sintomas da perturbação na amamentação. 

Em último lugar quero ainda dizer-te que deverás sempre priorizar o acesso à mama ao bebé mais pequenino. Lembra-te que ele é o único que obtém tudo aquilo que precisa na maminha ❤️

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.