A prioridade das prioridades é que o bebé seja alimentado. E, por isso, pode haver necessidade de se oferecer complemento. Sei que isso é algo muito complicado de gerir no coração de quem quer amamentar. Todavia, acredita que oferecer complemento não dita o fim de nada! A tua história de amamentação ainda tem muito por onde andar, se assim for o teu desejo! 

como proteger a amamentação com complemento sara castro amamentação

No entanto, há algumas estratégias que podes e deves pôr em prática no sentido de proteger a tua produção de leite durante o período em que há o complemento está no cenário. 

👉   Não uses bicos artificiais!! Esquece o biberão! Existem várias outras formas de oferecer o leite ao teu bebé e que apresentam menos riscos para a amamentação. 

Podes optar pelo copo, a relactação (a famosa sondinha na mama!), a colher, a sonda no dedo… enfim! O importante é a não introdução de bicos artificiais para que o bebé não faça a famosa confusão de bicos e continue a ser capaz de ir à mama! 

👉   Começa sempre pela tua mama! A ideia de complementar é oferecer um pouco mais de alimento ao bebé, quando e se ele precisar. Assim, o principal deverá ser o teu leite! Oferece primeiro as tuas mamocas e, só depois, o complemento!

👉   Termina sempre na tua mama! Isto é muito importante para que a mama seja associada a saciedade, mantendo assim o interesse do teu bebé nela. 

👉   Atenção ao fluxo!! Se fores usar o sistema de relactação para ofereceres o complemento, não facilites demasiado o trabalho do teu bebé dando-lhe muito fluxo! Isso pode criar uma outra confusão menos famosa mas também muito comum: a confusão de fluxos. Podes dar um nózinho na sonda, ires fechando de vez em quando o fluxo dela e não pores o recipiente do complemento muito, muito alto. 

👉   Se decidiste, apesar de tudo, utilizar o biberão, fá-lo com a técnica do paced bottle feeding. Esta técnica tem como principal objectivo tornar o bebé mais participativo no seu momento de alimentação, evitando que seja alimentado em excesso e que tenha acesso a um fluxo demasiado rápido. Vai-te mantendo por aqui que brevemente lançarei um post sobre este assunto! 😉

👉   Põe em prática um plano de extrações. A produção de leite está relacionada ao esvaziamento da mama. Assim, será necessário que faças uma maior estimulação da produção, logo mais momentos de drenagem da mama. Isto é muito cansativo, principalmente porque as extrações deverão ser feitas de dia e de noite!!! Por isso, mune-te de uma boa rede de suporte ❤️❤️ podes extrair depois de todas as mamadas, de dia 

Espero que estas estratégias te possam ajudar! Se tiveres alguma questão específica, não hesites em me enviar mensagem! 

Guarda o post para que te possas lembrar de tudo mais tarde! Partilha com as amigas que sabes que precisam saber esta informação ❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.