A mastite é uma inflamação (daí o nome terminado em -ite) do tecido mamário. Infelizmente é uma intercorrência bastante comum para as mulheres que amamentam: 1/3 delas irão desenvolvê-la. Infelizmente, muitas irão até desmamar precocemente os seus bebés por causa desta condição.
A principal causa desta condição é o leite parado, por isso, quer seja para preveni-la, quer seja para tratá-la, garantir um esvaziamento das mamas é essencial! Existem ainda muitos profissionais de saúde que aconselham a interrupção da amamentação aquando uma mastite. Todavia, tal não é aconselhado porque vai ser exactamente a drenagem efectiva da mama que vai promover a recuperação e melhorar o bem estar.
A mastite pode também acontecer como uma complicação de um ducto obstruído, mas também por intervalos grandes entre mamadas ou pelo uso de um soutien apertado.
Os principais sintomas de mastite são:
👉 Febre (podem existir calafrios associados, pelo aumento rápido de temperatura!)
👉 Dor no corpo
👉 Uma área da mama endurecida e avermelhada (normalmente apenas numa só mama. É muito rara a mastite acontecer nos dois lados ao mesmo tempo!)
Aos primeiros sinais de mastite deverás contactar os profissionais que te acompanham. Por vezes é possível resolver a situação através da toma de anti-inflamatórios, de um manejo da ordenha de forma a garantir que a mama é bem drenada (quer seja pelo bebé, quer seja por outras técnicas!), do repouso e do aumento da ingestão de líquidos. Contudo, se existir uma persistência dos sintomas, pode ser preciso o início de antibiótico, prescrito pelo médico!
Espero que esta informação te tenha sido útil! Partilha-a com aj’amigas e guarda-a para se algum dia precisares!