onde deve dormir o bebe sara castro amamentação

Para quem me segue há já algum tempo ou para quem já foi ler sobre mim nas minhas apresentações, sabe que vivo em França. 

Quando vim para cá não pensei que fosse sentir um choque cultural muito forte, afinal estamos na Europa, numa enorme e alegre cavaqueira! Mas a verdade é que senti, muito especialmente em tudo o que diz respeito à criação de filhos. Uma das coisas que me deixa mais sensibilizada é o facto de os bebés serem postos a dormir nos seus próprios quartos assim que chegam a casa, quebrando todas e quaisquer recomendações. 

Hoje resolvi vir aqui conversar com vocês sobre as recomendações para o sono do bebé. É claro que cada familia deverá fazer aquilo que se adequa melhor à sua dinâmica, no entanto defendo com unhas e dentes que as decisões devem ser tomadas com base em informação credível e actualizada.

Então, onde deve dormir o bebé? 🤨

O 👶 deve dormir PERTO DA MÃE. Não precisa ser na mesma cama mas, pelo menos no mesmo quarto, até, no MÍNIMO, os 6 meses  e, IDEALMENTE, até ao primeiro ano de vida. Até quando? Perguntas-me tu! O tempo que fizer sentido para vocês! 

⚠️⚠️⚠️ Esta recomendação é para TODOS os bebés e não apenas para aqueles que estão a ser amamentados. Claro que quando os bebés são amamentados, a proximidade ajuda imenso a mãe a descansar mais e a responder aos primeiros sinais. Todavia, para um bebé não amamentado, a presença de um adulto é fundamental, por uma questão de segurança, de forma a prevenir acidentes e a proteger da síndrome da morte súbita. 

Nós estamos programados para estar atentos aos nossos bebés mesmo a dormir, mas a nossa resposta fica mais lentificada se o bebé não estiver perto de nós. Os estudos mostram que o tempo entre os sinais do bebé e a resposta da mãe é maior quando o bebé está num berço (mesmo que esteja no mesmo quarto), do que quando o bebé está na mesma cama da sua mãe. Imagina então como é se o bebé não estiver na mesma divisão 🤷🏻‍♀️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.