yes you can sara castro amamentação

“A minha filha nasceu a dia 13 de Dezembro 2020, foi feito contacto pele a pele na primeira hora de vida, foi posta na mama, tudo como manda a lei.

Na primeira noite ela não conseguia pegar na mama chorava imenso, aconselharam-me na primeira noite dar-lhe suplemento, demos pelo copinho o que tranquilizou um pouco pois sabia que o biberão podia ser o início do fim da amamentação. Os dois dias de maternidade foram atribulados várias enfermeiras vieram tentar ajudar com a pega mas sem sucesso.

Sai da maternidade já a fazer extrações com a bomba após cada mamada e bicos de silicone. Mal sabia eu que os bicos de silicone eram o que eram, tinha ouvido falar que não deviam ser utilizados em todos os casos e que podiam ser prejudiciais para a amamentação. Mas se foi uma enfermeira a aconselhar era porque era o melhor, pensei eu.

Chegando a casa ainda não tinha tido a subida do leite os dois dias seguintes foram passados a dar o suplemento através dos bicos de silicone para estimular a mama, ideia genial do meu querido marido que foi uma ajuda preciosa. Apenas 4 dias depois tive a subida do leite mas fomos ao pediatra e claro não estava a ganhar peso, mandou-nos dar 30ml de suplemento após cada mamada… achamos demasiado e resolvemos aguardar mais uma semana para ver se ela começava a ganhar peso.

Passado uma semana continuava sem ter recuperado o peso do nascimento e começamos com o suplemento… primeiro 30ml mamada sim mamada não mas rapidamente estávamos a dar 30ml após cada mamada. Ainda com os bicos de silicone passado uns tempos tudo foi piorando e os meus bicos já estavam gretados resolvi tentar tirar os bicos e la consegui.

Continuei mais uma semana cheia de dores e ela cada vez estava pior, adormecia sempre na mama e depois chorava muito. Li algures na internet que poderia ser falta de leite e para procurar ajuda. Assim fiz, marquei uma consulta na clínica amamentos. Onde fiquei a saber que estava embrulhada numa bola de neve com tudo o que se passava era de admirar ainda não desistido e para ajudar foi-lhe detetado um torcicolo, que provavelmente foi a origem de tudo e uma baixa produção de leite devido à má pega e bicos de silicone.

Se soubesse o que sei hoje tinha procurado ajuda mais cedo. Agora estamos há 1 mês a tentar aumentar a produção de leite, com medicação, estimulação com bomba (power pumping,2 vezes ao dia) e a tratar o torcicolo dela. E aos poucos vamos tentando alcançar o objectivo da amamentação em exclusivo.” 

Obrigada Ana pela tua história! Obrigada pela tua coragem e persistência! A Alice é muito abençoada por te ter como mãe! ❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.