Hoje, 14 de Março, assinala-se o Dia Mundial da Incontinência Urinária.
Este dia foi criado para sensibilizar as pessoas para esta patologia, dando-lhes a conhecer os sinais alerta para uma identificação do problema mais precoce, bem como os tratamentos apropriados aos diferentes tipos de incontinência e as formas de a prevenir.
Caracterizada pela perda involuntária de urina, estima-se que existam mais pessoas incontinentes que diabéticas e que este número tenderá a aumentar devido ao envelhecimento da população.
Pode estar associada ao esforço físico (incontinência de esforço) ou a uma necessidade forte, urgente e incontrolável de urinar (incontinência de urgência). É possível existirem os dois quadros clínicos, na incontinência mista, sendo que o sintoma mais importante é a impossibilidade de controlar a micção.
Estudos demonstram que a fisioterapia pélvica pode melhorar a condição clínica na maioria dos casos, sendo mundialmente reconhecida como padrão ouro e primeira opção de tratamento.
No entanto, ao tratamento é importante incluirem-se medidas de mudança do estilo de vida, tais como:
👉 Evitar álcool, café, chá, bebidas gaseificadas (nos quadros de incontinência urinária de urgência)
👉 Fazer exercício físico e perder peso, caso seja necessário, uma vez que o excesso de peso agrava as perdas.
Se te queres juntar a este movimento de sensibilização para a incontinência urinária, partilha este post com aj’amigas e oj’amigos!! Siiiim! Porque os homens também podem ter incontinência urinária, apesar de ser duas vezes mais comum mas mulheres!