Não sou especialista no sono mas ontem falei-vos sobre a questão de amamentar deitada e o quanto isto pode facilitar o nosso descanso e lembrei-me que há muitos profissionais do sono, a « ensinar » os bebés a dormir e a incentivar desmames precoces para que seja possível essa « aprendizagem ». Então, considerei que posso conversar um pouco do que sei sobre sono com vocês! 

como ensinar o bebé a dormir sara castro amamentação

Não se ensinam bebés a dormir!! Esta é a verdade científica. Dormir não é uma habilidade e, portanto, não pode ser aprendido. Dormir é uma função biológica, tal como é comer, respirar e fazer xixi e cocó. Nascemos a fazer e fazemos sem pensar. 

O sono acontece quando vários elementos fisiológicos e psicológicos estão alinhados. Assim, o sono irá passar por um processo de desenvolvimento e maturação que vai conferir às crianças, a umas mais cedo e a outras mais tarde, a capacidade de voltarem a adormecer sozinhas a cada despertar nocturno que tiverem. Tal como acontece connosco, adultos. Também acordamos durante a noite mas viramos para o lado e continuamos a ressonar. 

O que deixa os pais confusos e a questionar os seus próprios instintos são as mentiras sobre o sono que a nossa sociedade oferece: não devemos dar de mamar para adormecer os bebés, eles devem dormir sozinhos nos seus próprios quartos e não nos chamar durante todo o turno nocturno, das 21h às 9h. 

Todavia, estas ideias de independência precoce dos bebés são fruto da nossa sociedade industrializada. Na maior parte do tempo em que nós, humanos, habitamos esta terra, os nossos bebés foram mantidos connosco o tempo inteiro!! Nas grutas não havia o compartimento específico dos bebés. Esse espaço era no meio dos seus pais! Então os despertares nocturnos têm a ver com o processo de desenvolvimento do sono, no qual não podemos interferir no sentido de o acelerar! Temos que o entender e perceber as suas características específicas e diferentes do nosso sono de adulto!

Não responder a um bebé que te chama durante a noite não o vai ensinar a dormir! Vai-lhe ensinar que não pode contar contigo porque tu não vens! E isso fica para a vida! 

É verdade que a dificuldade em adormecer pode ter a ver com questões que fazemos ou não fazemos durante o dia e que comprometem a criação de uma boa higiene do sono. Coisas como não deixar as crianças dormir durante o dia para que durmam mais à noite, só vai fazer com que seja muito mais difícil adormecer. Luzes acesas, televisões e que tais no final da tarde/ princípio da noite, e não sairmos para « apanhar ar » durante o dia, irão dificultar toda a produção hormonal necessária para cairmos no sono nocturno. Mas estas coisas são também importantes para nós adultos. Vivermos o dia de dia e a noite de noite, só trará benefícios ao nosso sono. 

Em resumo, se o teu filho tem quatro anos e não dorme a noite seguida, respira fundo porque isso significa apenas que ele é um bebé normal. Se a filha da tua vizinha Inácia dorme toda a noite sozinha no seu quarto desde os 2 meses e meio não é porque o teu filho tem um problema mas sim porque olha… lhe saiu a sorte grande! 

Tendo em conta o tardar da hora e o tema, despeço-me de vocês como o Vitinho (quem se lembra???): « boa noite, sonhos lindos! Adeeeeeeus e até amanhã! » ❤️ 

P. S. Partilhem isto porque temos que parar de sofrer e de fazer sofrer os nossos filhos com este assunto! 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.