livre demanda para sempre sara castro amamentação

Queres? Então sim! Não está a funcionar para ti e sentes-te cansada e desconfortável? Então não! 

A livre demanda tem dois objectivos principais: regular as necessidades emocionais do bebé que não conhece uma outra forma de se comunicar com o mundo nem com ele próprio e ajustar a tua produção de leite à quantidade de “fome do teu bebé”. Assim, podemos entender que nos primeiros seis meses, em que o bebé se está a adaptar a esta questão de pertencer a uma realidade fora do útero e que se alimenta apenas e só do teu leite, a livre demanda tem um papel crucial para a amamentação exclusiva e para o desenvolvimento neuro-emocional do bebé. Uma demanda controlada nesta altura irá ter um impacto na tua produção de leite e muitas vezes é a razão de se introduzirem chuchas para que a necessidade de sucção seja suprida.

Agora, se estás a amamentar um bebé maior e estás exausta, quero que saibas que é possível continuares a amamentar pelo tempo que tu quiseres sem continuar em livre demanda. Muitas vezes o regular da demanda é o que permite seguir amamentando. Em nenhum documento oficial está escrito que a livre demanda deve ser feita até aos dois anos ou mais. 

Uma criança que come, fala, compreende, brinca, interage com animais, irmãos, pais e, até com a vizinha Maria, tem a capacidade de estar na presença da mãe sem a sua maminha na boca. No entanto, pode não ter a maturidade para fazê-lo sozinha e precisar de um adulto que lhe segure a mãozinha e a conduza para esse novo modelo de relação, recheado de ganhos! É uma dança a dois! É uma boa altura também para ti de aprenderes a te relacionar com o teu bebé, agora crescido, de outra maneira: a ler, a passear, cantar, dançar, preparar lanchinhos juntos, brincadeiras… controlar a demanda de um bebé maior não é estares a “tirar algo” ao teu filho! É a ampliação de possibilidades de relacionamento. É amor. É crescimento. E se assim for o que tu escolheres… é o que faz sentido para a vossa história! 

Conta-me aqui nos comentários como é a tua relação com a livre demanda e partilha para que mais e mais mulheres tenham esta informação. 

#amamentar #livredemanda #parentalidadeconsciente #parentalidade 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.