raiva agitação e angústica durante a amamentação sara castro amamentação

Já alguma vez sentiste, durante a mamada, raiva, agitação, angústia, ódio, irritabilidade, aversão, agressividade e uma vontade louca e difícil de controlar de tirar o bebé da mama? Quero-te dizer que não estás sozinha!! Esses sintomas todos que descrevi acima caracterizam a perturbação da amamentação e há muitas outras mulheres que também os sentem, principalmente aquelas que amamentam bebés maiores!

A perturbação da amamentação, também conhecida como aversão ou agitação na amamentação, tem gravidade e duração variada, e é caracterizada por sentimentos negativos acompanhados de pensamentos intrusivos durante as mamadas. Há ainda mulheres que sentem comichão e « formigas » e que chegam a auto-magoar-se (com beliscões, por exemplo!) para conseguirem aguentar a mamada até ao fim. 

Algumas mulheres relatam que os sintomas aparecem mais no período nocturno ou quando estão muito cansadas, outras associam ao retorno da menstruação ou a diferentes fases do seu ciclo menstrual e há aquelas que acabam por experimentar com uma maior frequência, tendo o toque como gatilho. 

Muitas mulheres passam por esta condição com sentimentos de culpa e vergonha! Querem amamentar mas ficam no conflito entre esse desejo e a necessidade urgente de tirar o bebé da mama e fugir! Pensam que são as únicas no mundo a sentir isso e não partilham esta sua dificuldade. 

É uma condição pouco falada e pouco estudada, então não existe ainda muita informação, nem muitas estratégias para lidar com os seus sintomas. Mas se estás a passar por isso não sofras sozinha! Procura ajuda qualificada para que te possas sentir melhor e possas fazer exames detalhado, de forma a entender a necessidade de suplementação vitamínica. E, nos entretantos, cuida de ti! Come bem, hidrata-te e tenta descansar! Identifica os gatilhos que te levam aos pensamentos intrusivos e reflecte como poderás controlá-los. 

Conta-me aqui nos comentários se já passaste por esta experiência e partilha o post para que este tema deixe de ser tabu e chegue a todas as mulheres que precisam de apoio! 

#amamentar #perturbacaonaamamentacao #apoio #informacao #culpamaterna

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.