Há a ideia (acredito que meio inconsciente!) de que o leite sai da mama num contínuo até que ela se esvazie. Como acontece no biberão. No entanto, há duas ideias erradas por detrás disto. A primeira é a de que a mama é como uma torneira aberta (sempre a correr!) e a segunda é a de que é possível esvaziá-la. 

reflexo de ejecção de leite sara castro amamentação

As mamocas são fábricas, em constante funcionamento. Há sempre leite! Algo tipo New York, estás a ver? Tudo aberto 24 horas! Ou então, a cozinha das avós, onde há sempre qualquer comidinha para “aquecer o coração”! 

Em relação à segunda ideia errada, quero explicar-te uma das coisas mais curiosas e possivelmente menos conhecidas da amamentação: o leite sai por reflexos! O bebé mama, a oxitocina é produzida, dá ordens aos músculos que estão à volta das células produtoras de leite para contrair, eles obedecem e contraem e o leite sai em direção ao mamilo. A oxitocina é uma hormona que funciona também por reflexo condicionado, portanto pode ser produzida quando cheiras roupas do teu bebé, quando pensas nele ou vês fotografias. Em resumo: quando te sentes feliz, tranquila e maravilhosa! 

Entender esta questão dos reflexos de ejeção vai-te ajudar a perceber melhor o comportamento do teu bebé na mama e o quão importante é te sentires confiante e relaxada! 

O bebé tem essencialmente dois tipos de sucção na mama: 

🤱um padrão mais rápido e superficial, para “chamar” a oxitocina. Algo do género: “ó de casa!!! Quero leitinho!! Organiza lá aqui o pessoal que eu estou com fomeca!” e 

🤱 um padrão com movimentos mais amplos e onde se observam pausas para que o bebé engula. 

Em cada mamada podemos ter vários reflexos (daí o bebé poder variar também de tipo de sucção) e o primeiro de cada mama costuma ser o mais longo e o mais forte. Fazeres compressões das mamas pode ajudar a antecipar o reflexo ou a aumentar a velocidade e o fluxo de leite, mantendo o teu bebé interessado na mamada. Se mesmo assim achares que ele já não está a fazer sucções nutritivas (com deglutição!), é chegada a altura de mudar de mamoca ( . ) ( . ), caso, claro, ele não tenha ficado com a “bebedeira da mama” e estiver a dormir ferrado. 

Por outro lado, como esta hormona funciona por controlo condicionado, como te disse acima, tudo o que puderes fazer para estares relaxada e apaixonada, irá melhorar a sua performance. E o contrário é igualmente válido! O stress, o medo e a ti-Maria a dizer que o pobre do bebé está cheio de fome porque a tua mama é pequena e não produz grande coisa, intimidam a oxitocina e não a deixam trabalhar. É tímida a miúda 😜 Então, manter a ti-Maria apenas a fazer a comida é o melhor para todos 😉 até para ela, coitada… assim não dirá asneiras! 

Conta-me aqui se já sabias disto 👇 e partilha esta informação com todaj’aj’amigas ❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.