Muitas mulheres chegam a mim com a indicação “profissional” de tirar a mama de noite ou de limitar o número de mamadas para que o bebé não coma demais e não acabe por desenvolver uma compulsão alimentar e se torne obeso, com os argumentos de que “o bebe não precisa comer de noite!” ou “se mamou há uma hora não vai ter fome depois”.
Já tenho vindo a falar com vocês sobre a livre demanda e a importância que esta tem para que produzas a quantidade de leite de que o teu bebé necessita, então, por esta altura do campeonato, já consegues entender que limitar as mamadas não fará sentido e pode levar a uma baixa produção. Por outro lado, já todas sabemos também que a mama tem muitos mais super poderes do que simplesmente “matar a fome”! Ela é segurança, calma, hidratação e casa!
No entanto, hoje quero falar-te sobre a questão do desenvolvimento da noção de saciedade.
A amamentação funciona como factor protector no desenvolvimento da obesidade! E muita desta proteção se deve ao facto de que a amamentação é um trabalho activo do bebé!! É ele quem come o que quer, quando quer e como quer! Nada lhe é imposto! Diferente da alimentação por biberão em que é o leite que vai ao bebé. Se enfiares um biberão de 200ml na boca do bebé, ele vai bebê-lo, mesmo que o estômago dele só tenha espaço para 30! Os bebés têm o reflexo de deglutição e irão engolir aquilo que estiver na boca!
Assim, este excesso de alimento levará com que o bebé acabe por ficar com um estômago “dilatado” e não aprenda a conhecer o seu momento de parar de comer.
Um bebé amamentado desenvolverá uma noção de saciedade e tenderá a desenvolver uma melhor relação com a comida, com menor probabilidade de comportamentos de compulsão!
Conta-me aqui nos comentários se já sabias disto e partilha com aj’amigas e oj’amigos para que esta informação chegue ao “universo e mais além”.
E não podia ir embora sem dizer que existe uma forma de dar biberão mais respeitadora e que tem como objectivo tornar a alimentação por biberão mais participativa por parte do bebé: a técnica Baby-led bottle feeding. Eu já escrevi sobre isso! Procura o artigo no meu feed 😉