Podemos confundir o nosso bebé de duas formas: dando-lhe um bico que funciona de forma diferente da mama ou dando-lhe um fluxo de leite rápido e contínuo. É verdade que a confusão de bicos é mais famosa do que a de fluxos mas quando queremos proteger a amamentação temos que ter em atenção estas duas questões.
Comecemos pela confusão de bicos, então. O bebé quando vai à mama precisa abrir bem a boca, fazer descer a mandíbula (vulgarmente chamada de queixo) e a língua, depois disso vai avançar a língua e a mandíbula, subir e voltar a recuar. Ou seja, em resumo: descer, avançar, subir e recuar. Com esta dança rítmica consegue fazer pressão negativa (através da sucção) e pressão positiva (uma espécie de massagem da mama com a língua) e retirar leite da mama. Os bicos obrigam a língua a ficar quietinha lá atrás e sempre repousada, ao mesmo tempo que a boca se limita a abrir e a fechar (esquecendo o tal movimento de avançar e recuar!). Assim sendo: o bebé, como ser inteligente que é, irá para a mama repetir o mesmo que aprendeu no biberão e está « o caldo entornado »: a tal confusão de bicos!
Antes de passar a palavra à confusão de fluxos quero dizer que NÃO HÁ BIBERÕES QUE IMITAM A MAMA! 😉 isso é tudo marketing! Gastem o vosso dinheiro com outras coisas 😜
Agora vamos lá conversar sobre confusão de fluxos!! O leite não sai da maminha como se fosse uma torneira aberta! Ele sai em reflexos. Quando se dá o reflexo ele sai mais rápido e em maior quantidade e depois devagarinho começa a sair em menor quantidade. Nessa altura o bebé começa a sugar mais rápido para activar um novo reflexo e assim se repete até que ele esteja satisfeito ou até que nenhum dos reflexos lhe dê um fluxo interessante e te peça para mudar para a outra mamoca. Quando utilizamos apetrechos que têm um fluxo contínuo (como o biberão ou até mesmo o sistema de relactação/SNS) temos que perceber que estamos a facilitar a vida ao bebé e ele vai-se habituar a isso!!! Quem não se adaptaria super bem a viver num tudo incluído onde, à beira da piscina, nos trazem as caipirinhas (sem álcool, claro!) e as sandochas e onde não temos que lavar loiça???? Eu, pelo menos, sim!! Então o nosso bebé também! E ao perceber que pode ter alimento sem se esforçar, vai começar a refilar na mama quando o leite não sair com a velocidade a que foi habituado! Assim, se tiveres a necessidade de utilizar algum destes apetrechos procura fazer pausas e ir alterando a velocidade com que o leite chega ao bebé.
E agora conta-me tudo aqui nos comentários ❤️ já sabias destas confusões?? Não te esqueças de partilhar este post! 😉