Trazemos para a amamentação muitos costumes da alimentação com biberão e as posições adoptadas para amamentar sofrem também com isso!
Já reparaste que instintivamente ao pormos o bebé para mamar vamos adoptar posições sentadas, posicionando o bebé de barriga para cima abaixo do nosso corpo? Parece o mais natural mas na verdade esta é uma postura adaptada do biberão e desfavorável à amamentação.
Nesta posição o bebé terá mais dificuldade em se manter estável e a sensação de estar a lutar contra a gravidade vai activar o reflexo de Moro e dificultar a organização que o bebé precisa ter para se dedicar à árdua tarefa de extrair leite da mamoca. O reflexo de Moro é um dos reflexo primitivos com que o bebé nasce, que persiste até, mais ou menos, os seus 3 meses, e consiste nos movimentos involuntários dos braços, esticando-os em primeiro lugar e fechando-os em direção ao corpo, logo a seguir. Imagina-te a cair… farias exactamente a mesma coisa.
Para além disso, amamentar sentada também exigirá mais esforço da tua parte. Todo o peso do bebé será suportado por ti!
Hoje quero apresentar-te a posição laid-back ou, em bom português, a posição recostada (eu sei, eu sei, soa muito menos chique em português!). Se estiveres sentada e avançares um pouco o teu rabiosque deixando as costas inclinadas a 45º usarás a gravidade a teu favor pois o teu bebé descansará em cima do teu corpo, mantendo-se mais estável e com muito menor esforço muscular da tua parte! O teu bebé vai-se sentir mais seguro e não haverá assim a activação de reflexos por sensação de queda! O teu corpo funcionará como escudo e, nos primeiros tempos, aquela barriguinha de pós parto pode servir de almofada de amamentação, dando apoio e contenção à tua cria. A Natureza é perfeita, não é? Aposto que pensavas que essa barriguinha não servia para nada, hem?
Então, se estás com alguma dificuldade em pôr o teu bebé na mama, ou se achas que o teu bebé fica muito irrequieto para mamar, ou se estás com dores musculares por causa da exigência física das mamadas frequentes: toca a experimentar esta posição!
Manda este post àj’amigas que precisam saber disto ou marca-as aqui nos comentários e conta-me qual é a tua experiência com esta posição 😉