Eu atrevo-me a dizer que existem dois tipos de pais: aqueles que assumem que dormem com os seus filhos e aqueles que o fazem mas que não assumem.
Dormir juntinhos é tão prazeroso (está bem… isto pode não ser de todo verdade quando eles começam a mexer-se e a enfiar-nos um olho no nariz e um pé na bexiga cheia pelo medo de os podermos acordar ao sair da cama para ir fazer xixi!) e acaba por ser inevitável para quem amamenta! Afinal, precisamos descansar e amamentar deitada ou dormir com o bebé é, muitas vezes, a solução. James McKenna, antropólogo e estudioso do comportamento materno-infantil, criou o termo “breastsleeping”, de forma a demonstrar que é impossível dissociar a amamentação do sono, para que esta seja sustentável e viável a longo prazo. Dormir com os bebés permite uma resposta mais imediata ao bebé e é mais fácil para a mãe, uma vez que ela não precisa se levantar várias vezes durante a noite), sendo mais agradável e seguro para a maioria.
Existe ainda enraizado o mito de que pôr o bebé na nossa cama é perigoso. No entanto, a verdade é que os bebés só saíram da cama dos pais muito recentemente na história da humanidade. Dormir perto dos seus pais foi aquilo que garantiu a nossa sobrevivência enquanto espécie, pois assim mantivemos os nossos rebentos quentinhos e protegidos, regulando os seus ritmos biológicos!
Tem vindo a ser feita investigação nesta área e hoje existem já recomendações para que a partilha da cama possa ser feita com segurança. É sobre isso que te venho falar ❤️
⛔️ NÃO deves partilhar a cama com o teu bebé se:
- Um de vocês é fumador (fumar aumenta o risco de morte súbita)
- Um de vocês tiver tomado drogas, medicamentos, álcool ou outras substâncias que interfiram com o vosso estado de vigilância
- Estiverem particularmente exaustos ao ponto de perceberem que terão dificuldade de reagir ao bebé
- O bebé tiver nascido prematuro ou com baixo peso
Nestes casos podes sempre optar por soluções de cosleeping que mantenham o bebé junto da tua cama mas com o seu próprio espaço delimitado.
✅ Ao teres o bebé na tua cama, mantém certos cuidados, tais como:
- Deitar o bebé de barriga para cima, na posição de segurança recomendada
- Não ter almofadas ou edredões ou lençóis soltos que possam cobrir a cara do bebé
- Deitar bebé por cima da roupa da cama e não por dentro dela
- Deitar o bebé do teu lado e não entre vocês os dois, de forma a evitar o risco de sobreaquecimento
- Ter atenção ao risco de queda! Encosta a tua cama à parede para que o bebé não caia para o chão. Atenção para que não haja espaços entre a cama e a parede onde ele possa ficar entalado!
- Não ter animais na cama, nem crianças mais velhas!
Conta-me aqui nos comentários se já conhecias estas recomendações e se fazes parte dos pais que partilham a cama com os babies e contam ou daqueles que partilham mas mantêm isso no segredo dos deuses 😜
Aaaaah!! E partilha o post! Nunca é demais que toda a gente conheça as regras de segurança ❤️