Escrevi há pouco tempo um artigo sobre a técnica dos 5S’s descrita pelo pediatra Harvey Karp no seu livro « O bebé mais feliz do mundo ». Não leste? Então faz já aqui uma pausa e vai ler. Depois volta aqui, claro!! Vai descansada que eu estou aqui à tua espera!
Ora então, agora que já leste o post sobre a técnica dos 5S’s vamos lá continuar.
O primeiro S é de Swaddle (envolver o bebé!). E é sobre isso que te quero falar hoje: swaddling.
O swaddling é uma técnica usada para acalmar e aumentar o sono dos bebés, uma vez que pretende recriar a contenção existente no útero antes do nascimento. No entanto, a técnica “pura” do swaddling consiste em enrolar o bebé com uma fralda ou manta, com os braços para baixo, limitando completamente os seus movimentos.
E esta é a primeira grande critica a esta técnica: se é verdade que os bebés precisam de contenção, também é verdade que precisam de se mexer. Na barriga da sua mãe, o bebé tem liberdade de movimentos: alguma vez viste o teu bebé numa ecografia a chuchar no dedo ou a levar a mão à cara? Então, é preciso perceber que se o objectivo é recriar o in útero não podemos metê-los num colete de forças! A contenção deve ser suave e permitir a liberdade de movimentos.
O swaddling pode ser uma ajuda mas deve ser usado de forma consciente, tendo em mente o seu principal propósito: imitar o ambiente intra uterino, uma vez que não é isento de riscos.
O embrulho está associado a um aumento do risco da morte súbita do latente, visto poder levar a um sobreaquecimento e a uma diminuição dos despertares espontâneos. A posição não fisiológica das pernas pode também levar a uma displasia da anca.
Assim, algumas regras de ouro para a sua utilização:
👉 Não apertar demasiado o embrulho
👉 Não enfaixar as pernas do bebé
👉 Deixar as mãos livres
👉 Não vestir muita roupa
👉 Usar em situações pontuais, por curtos períodos de tempo e quando tu estás com o bebé (por exemplo se o bebé estiver muito agitado e estiveres a pôr em prática a regra dos 5S’s 😉)
👉 Não deixar o bebé a dormir com o swaddle. Adormeceu? Tira-se a contenção!
👉 Não uses esta técnica quando o bebé já sabe virar! Como não podemos prever este momento; não a uses com bebés com mais de 3 meses.
Uma boa alternativa ao swaddling “puro e duro” é o babywearing. No babywearing tens contenção, pele a pele, balanço do corpo, som do teu coração, respeito pela anatomia e fisiologia do bebé e estabilidade de todo o seu corpinho. Junta-lhe o ssssssshhhhhhhh e põe-no na maminha ao mesmo tempo ou dá-lhe o teu dedo e tens uma adaptação da técnica dos 5S’s 😉
Agora partilha com aj’amigas e conta-me aqui nos comentários a tua experiência com o swaddle 👇