tu es casa para o teu bebé sara castro amamentação

Acreditar que amamentar é só leite é praticamente o mesmo que olharmos para as relações sexuais como se elas só fizessem sentido para fazer bebés. 

E aquilo em que acreditamos molda muito (para não dizer totalmente!) aquilo que depois buscamos. Acabamos sempre por procurar coisas que validem e confirmem aquilo em que acreditamos! Assim, penso que precisamos mudar as nossas crenças (aquilo em que a sociedade onde crescemos nos fez acreditar!) sobre as mamocas para que consigamos viver as nossas histórias de amamentação de forma mais prazerosa e com menos culpa. 

Ainda amamento o meu filho, agora com 20 meses e meio, apesar de ter hipoplasia mamária. Hipoplasia é insuficiência de tecido glandular (os trabalhadores da fábrica de leite 😅). Se acreditei sempre que seria possível? Nem sei responder a isso! Sei que sempre quis amamentar até quando ele e eu quiséssemos mas quando me vi confrontada com as dificuldades de um peito que não produz o suficiente dediquei os meus esforços ao “uma mamada de cada vez”. 

A bomba foi a minha companheira. A sonda foi a minha aliada. O meu marido foi o meu suporte. Entre ordenhas frequentes, cuidar de um bebé, perceber necessidades de suplementar, gerir cansaço e reintegração no mundo do trabalho a partir dos seus seis meses, cheguei ao primeiro ano de Júnior com um bebé na mama, a crescer feliz e fofinho e a comer de tudo com vontade. 

Disse imediatamente adeus à bomba! 😅

Hoje, em conversa com uma amiga falava do quanto a minha relação com o meu corpo tem sido conflituosa ao longo da minha vida e terminei com a bela frase, vinda do fundo da minha alma: “vê lá que nem as minhas mamas funcionam!”. 

“Não funcionam?!”, meio que ela me perguntou. “Mas tu ainda amamentas o Juninho!”. E começámos a conversar sobre mentiras em que acreditamos e que nos tiram a paz connosco mesmas! E a ficha caiu-me! Eu continuo a amamentar porque as minhas mamas funcionam para tudo aquilo para o qual foram feitas: ser casa para o meu bebé! 

O leite é APENAS uma parte da amamentação. Escrevo isto e começo a rir ao lembrar dos olhos brilhantes do meu bebé ao ver as minhas mamas quando eu chego a casa!! “Nhe nhe” diz ele, antes de lhes dar um abraço sentido e de as engolir! Duvido que o faça porque tem fome! 

O teu bebé vai mamar porque quer estar perto de ti, em contacto contigo, porque está aborrecido, triste, chateado, com sono ou com saudades. Vai mamar porque tu és o conforto dele!

Então, o que te quero dizer aqui hoje é que, independentemente da forma como estás a alimentar o teu bebé ou da quantidade de leite que estás a produzir, acredita que és casa para ele!! Dá um novo significado à amamentação para que possas dar-lhe o valor que ela realmente tem! Que tu realmente tens para esse serzinho fofinho. Porque acredito que ele não se lembrará que a sua mãe usou uma sonda ou suplementou com biberon, mas lembrar-se-á para sempre do quão confortável, amado e protegido se sentia contigo! “4 ever and ever”. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.