Olá olá!!! Como foi o fim de semana?? E esta semana começou em grande? Espero que sim!

Obrigada por me teres vindo ler! é bom ter-te aqui! Até porque o tema de hoje é super hiper mega recheado de mitos.
Para começar quero dizer-te que a lista de alimentos a evitar enquanto estás a amamentar é muito, muito básica e é super fácil de ser relembrada!! Não há NADA nessa lista. NADA de NADA! Não há NADA que devas evitar comer.
Apesar de a lista que a tua vizinha Joana te deu ter vindo aumentar ainda mais a lista que a tua prima Eduarda já te tinha facultado… a ciência comprova que nenhuma delas está certa e que a única coisa que deves fazer é continuar a comer tudo aquilo que já faz parte da tua dieta, procurando manter uma alimentação saudável e equilibrada, sem excessos. Podes até continuar a beber o teu café ao pequeno almoço (ou à hora que quiseres… eu é que não passo sem o cafézinho logo de manhã!) ou mesmo uma bebida alcoólica ocasionalmente (de preferência após amamentares para o álcool já estar metabolizado antes da mamada seguinte!).
Apenas se és vegetariana ou vegan deverás tomar suplementos de vitamina B12 durante a gravidez e também p período em que amamentares. No entanto, muito provavelmente já o farás antes desta fase.
A sabedoria popular costuma recomendar que as mulheres que amamentam não comam alimentos que podem fazer com que o leite saiba mal, ou que lhe dêem gases (porque irão dar gases também ao bebé!) ou que causem alergias!
Vamos então desconstruir estas teorias?
Fazer o leite saber mal! O teu bebé está já acostumado aos sabores da tua comida porque enquanto ocupava o confortável T0 na avenida do útero materno ele ia já experimentando o líquido amniótico temperado com tudo aquilo que fazia parte da tua dieta! E depois o que é que é isto de saber bem ou saber mal? Eu odeio borrego mas aposto que há por aqui muita gente que adora!
Os gases! Os gases resultam do processo de fermentação dos alimentos no teu intestino delgado. Do mesmo processo resultam nutrientes que vão sim passar para a tua corrente sanguínea e, consequentemente, para o leite. Mas os gases não. Eles vão ficar na tua barriga à espera que os possas livremente libertar
a teoria dos gases e das cólicas é um outro grande mito da nossa cultura! Sabias que há sociedades onde os bebé não sofrem desta maleita? São também aquelas culturas em que os bebés são carregados ao colo a maior parte do tempo! Vale a pena pensar nisto mas falaremos sobre isto numa outra oportunidade com mais calma. Je promis!
As alergias!! Há alguns bebés que podem ter sensibilidade a alimentos ingeridos pela mãe, geralmente alimentos de cadeias proteicas longas. No entanto, nestes casos existirão também sintomas! Assim, só na presença de sintomas é que fará sentido começar a fazer exclusão de alimentos, de forma acompanhada por um alergologista pediátrico.
Espero que este post tenha sido importante para ti escreve aqui nos comentários o que é que andavas a evitar comer e que agora vais já já já já atacar assim que tiveres oportunidade