yes you can mãe mónica sara castro amamentação

Hoje é dia da rubrica « yes, you can! ». 💪💪

Porque amamentar é vencer o mito  de que não somos capazes de amamentar os nossos bebés, inconscientemente programado no fundinho da nossa alma, desde que brincamos com bonecas, pela sociedade do biberão! Mas a verdade é que SOMOS SIM! És sim!! 

Juntas somos mais fortes!! Muitas vezes os desafios de uma são semelhantes aos de outra e conhecer histórias de sucesso, saber que as dificuldades não duram para sempre e que estratégias foram utilizadas por outras mulheres para as vencer, só pode ser positivo! 

Hoje, trago-te a história de persistência e resiliência da Mónica, mãe do Dinis. Espero que ela te motive e encoraje a continuar a lutar pela tua amamentação, independentemente dos desafios que possas estar a ultrapassar. 

« Não me disseram que ia ser fácil, mas nunca pensei que fosse tao difícil. O Dinis nasceu dia 23/10, com um parto super tranquilo, rápido e consigo até afirmar de quase sem dor. O pior veio depois. 

Quando foi para termos alta a pediatra alertou-nos que ele estava no limiar da perca dos 10% de peso (nasceu com 3kg e saímos da maternidade com 2.730kg). 

Mesmo assim viemos para casa super contentes, finalmente em casa com o nosso rebento.

As duas primeiras semanas foram o terror. O bebé chorava muito, nos como país inexperientes achávamos que apenas tínhamos um bebé “difícil”. Fomos a primeira consulta no centro de saúde e o bebé aumentou de peso, pouco mas aumentou. Fantástico!! 

No meio disto tudo tinha as minhas mamas em feriada, sangue! Um dos mamilos tinha uma fissura que estava quase pendurado.

Segunda consulta o bebé perde em 3 dias 140gr. Fiquei em pânico. Chorei. A enfermeira fez-me sentir super mal, como se não soubesse cuidar do meu bebe. Disse que tinha que dar leite artificial porque o bebé não estava a crescer. Deu-me uma lata. Levamos para casa, mas não quis dar. Nessa tarde, noite o meu bebé teve sempre a mama, eu tinha que perceber se era mesmo da minha mama ou se não estava a pô-lo na mama as vezes suficientes.

Voltamos no dia a seguir e ele volta a perder 45gr de um dia para o outro. Voltou tudo de novo. Choro, stress!! Consultei uma CAM! Foi-me ensinado o bebé a fazer a pega correcta.

Voltamos a por sempre o bebé a mama, já com a pega corrigida eu pensei que as coisas iam melhorar. 

Voltamos ao peso e ele volta a perder peso!

Fui a uma pediatra particular especialista em amamentação, já não aguentava aquela enfermeira, rude!! Ela disse-nos que o bebé só estava a pegar no mamilo então não bebia o leite suficiente. Ainda nos disse que o bebé precisava mesmo de suplemento porque agora estava muito fraquinho. Que fazia a pega muito bem, mas não abria muito a boca, logo não estimulava a mama como deve de ser. 

Começamos a dar suplemento por uma sonda, para ele não perder o gosto a mama e começamos a estimular o maxilar com algumas brincadeiras. 

Foram dias de muita luta, porque dar suplemento pela sonda não é fácil.

As minhas mamas recuperaram (com leite materno e cicalfate) 

Ele começou a aumentar de peso. E hoje continua a aumentar e já não damos suplemento. Tenho em casa por descargo, porque fiquei com medo que mais alguma vez ele passe fome. 

Muitas pessoas fizeram parte deste processo. Muitas mulheres, mães, me deram força e disseram as palavras indicadas no momento certo. A elas estou muito agradecida. 

O importante aqui, foi não desistir! Foi a primeira batalha ultrapassada. Venha a próxima 💪🏼 »

Se também queres partilhar a tua história, não hesites em me enviar uma mensagem! E agora partilha com todo o mundo! Não sabes quem poderá estar mesmo a precisar de ouvir tudo isto ❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.