Hoje que saiu a reportagem sobre o horror que se está a fazer a mulheres e bebés nas maternidades em tempos de pandemia, resolvi trazer-vos um tema muito importante: os hospitais amigos dos bebés.
Escolher o sítio onde os nossos bebés vão nascer é muito importante e o nascimento não termina na saída da placenta… a seguir vem a amamentação e os dias que se passam na maternidade são muito importantes para um óptimo começo de vida! Mas, muitas vezes, por uma má conduta profissional e falta de apoio, começam logo ali os primeiros problemas e ansiedades. E foi contra isso que a OMS e a UNICEF tentaram lutar, lançando, em 1991, um programa mundial de promoção do aleitamento materno intitulado “Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés” numa tentativa de implementar práticas que protejam, promovam e apoiem a amamentação em entidades que disponibilizem serviços de maternidade, obstetrícia, neonatologia e pediatria.
No ano de 2005 esse estatuto foi reconhecido pela primeira vez a um hospital em Portugal: ao Hospital Garcia da Orta, em Almada.
Para serem dignos de ser chamados “amigos dos bebés”, os hospitais têm de implementar 10 medidas. Essas medidas foram definidas de acordo com as evidências científicas existentes daquilo que leva a uma maior probabilidade doe sucesso da amamentação:
- Ter uma norma escrita sobre a amamentação, que deve ser comunicada frequentemente à equipa de prestadores de cuidados de saúde
- Treinar a equipa para que esta seja capaz de pôr em prática a norma definida.
- Informar todas as mulheres grávidas sobre os benefícios da amamentação e dotá-las de conhecimento e ferramentas para que consigam amamentar.
- Ajudar as mães a iniciar a amamentação dentro da primeira hora e meia após o parto.
- Ensinar as mães a amamentar e a manter a lactação, mesmo que haja necessidade de separação dos seus bebés.
- Não dar aos bebés qualquer outro alimento ou líquido, a menos que seja por recomendação médica.
- Praticar o alojamento conjunto (mãe e bebés juntinhos 24/24).
- Encorajar a amamentação a pedido (livre demanda).
- Não dar chuchas ouvrerions a bebés que estão a ser amamentados.
- Criar ou informar-se de grupos de apoio à amamentação na comunidade para onde possam encaminhar as mães aquando a alta hospitalar.
Se quiseres conhecer todas as entidades amigas dos bebés em Portugal, espreita aqui: https://saracastroamamentacao.com/wp-content/uploads/2021/03/lista-entidades-amigas-dos-bebes-2019-01-23.pdf
Pensa em todas estas questões antes de escolheres o teu local de parto. Visita os hospitais! Vários!! E faz perguntas sobre os procedimentos. Isso é bem mais importante do que instalações bonitas.
Partilha com todo o mundo esta iniciativa bonita ❤️