A candidíase mamária é uma infecção fúngica que pode atingir as mamas durante a amamentação. É causada pelo fungo Candida albicans, que pode ser encontrado naturalmente na pele sem causar qualquer sintoma. No entanto, o fungo pode aproveitar a imunidade baixa e o ambiente quente e húmido da mama (muitas vezes mais acentuado pela utilização de apetrechos inadequados ou utilizados de forma incorrecta, como os discos de amamentação!) para se proliferar rapidamente!
Esta condição aparece, geralmente, numa fase mais avançada da amamentação. Tudo estava bem e de repente começa a existir desconforto.
Os principais sintomas de candidíase são:
👉 Dor no bico da mama, em forma de fisgada, durante e no intervalo das mamadas.
👉 Pequena ferida no mamilo com dificuldade de cicatrização
👉 Uma parte do mamilo pode estar descolorada ou com alguma vermelhidão
👉 Sensação de ardência no mamilo
👉 Pode haver comichão
No caso de suspeita de candidíase, deves contactar o teu médico para que o diagnóstico seja feito e o melhor tratamento seja aplicado. Não te automediques!
O tratamento envolve o uso de medicação típica nas mamas e TAMBÉM na boquinha do bebé. Aliás, manchas brancas na boca do teu bebé também te deverão chamar a atenção porque são um sinal de candidíase!
Se estás a passar por esta situação, também é importante que mantenhas a mama sempre limpa e seca. Experimenta deixar as mamocas “ao léu” e se usas discos muda-os com frequência! Podem também ser associadas recomendações nutricionais e o uso de probióticos.
Se o teu bebé usa algum tipo de bico artificial (chupeta, biberão ou bico de silicone) é importante que esterilizes tudo.
Espero que este post te tenha sido útil! Partilha com o mundo ❤️
#candidiase #amamentar #candidaalbicans 😌