arrotar ou não sara castro amamentação

Há vários mitos na amamentação que resultam da transferência do uso do biberão para as mamocas. No entanto, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! 

Um desses mitos é a necessidade que os bebés arrotem sempre a seguir a mamar. 

A necessidade de arrotar é consequente da ingestão de ar. Quando um bebé se alimenta pelo biberão, ele irá engolir ar e, daí vem a indicação de se facilitar que esse ar saia, ajudando o bebé a arrotar. Mas, um bebé que mama, principalmente se fizer uma boa pega, não irá engolir ar, logo não precisará de arrotar! 

Muitas vezes insistimos que os bebés arrotem porque temos medo que eles bolsem mais tarde. Todavia, o bolsar, ou refluxo fisiológico como a ciência lhe chama, acontece devido à imaturidade da válvula do esófago no início da vida. Ou seja, quero com isto dizer-te que com arroto ou sem arroto, o bebé pode bolsar na mesma! 

Também é verdade que manteres o teu bebé mais na vertical depois de mamar pode ajudar neste refluxo fisiológico e nada tem de mal tentares fazer isso. Mas se o bebé mamou e dormiu… não o acordes para arrotar!! Liberta-te da paranóia do arroto e aproveita para descansar com ele 😴 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.