Passada toda aquela fase de adaptação ao recém nascido e à arte de se amamentar, altura em que tudo já está calmo e organizado, o bebé começa a recusar a mama! A mãe fica aflita!! Pensa que o seu bebé desmamou de repente e muitas vezes não consegue perceber porquê! A confusão está instalada!
Em primeiro lugar, é importante teres em mente que, dificilmente, bebés com menos de um ano desmamam naturalmente, quando não há a interferência de bicos artificiais ou de leite artificial.
Se o teu bebé começa a rejeitar espontaneamente e sem aviso prévio a mama, o mais provável é estarmos perante uma greve de amamentação.
Elas acontecem geralmente depois dos 3/4 meses e costumam ter uma duração limitada: poucos dias/ no máximo 1 semana. Assim, apesar de poder ser emocionalmente difícil, deverá ser encarada como uma fase, porque o seu fim dependerá muito daquilo que for feito para a gerir. Muitas vezes, na angústia de ver o seu bebé sem mamar e com medo que passe fome, as famílias acabam por oferecer biberão e ao fazer isso, infelizmente, muitas greves acabam por terminar em desmame precoce porque o bebé acaba por suprir a sua necessidade de sucção e se habituar ao fluxo rápido e fácil.
Claro que a forma como vamos lidar com a greve depende do momento em que ela acontece. Se for antes dos seis meses e o bebé estiver ainda a leite materno exclusivo, temos que garantir que o bebé coma (para se manter alimentado e hidratado!) e proteger também a tua produção de leite. Assim, convém que faças extração do teu leite e que o ofereças ao teu bebé (copo, colher, seringa são boas opções).
Preparei algumas dicas para te ajudar, caso estejas a passar por uma greve da ( . ) ( . ), ora vê:
👉 Mais importante de tudo!!! ⚠️ tenta manter tranquilidade e não forces o teu bebé a mamar.
👉 Tenta perceber a causa da greve! Infeções respiratórias, estomatite, reações a mordidas do bebé e incómodos relacionados à dentição são as causas mais frequentes!
👉 Oferece a maminha ao teu bebé quando ele estiver tranquilo e sonolento
👉 Oferece a mama em movimento: em cima de uma bola de pilates, sentada numa cadeira de balanço
👉 Toma um duche com o teu bebé
👉 Faz contacto pele a pele
👉 Não dês nenhum bico artificial para que ele não compense a sua necessidade de sucção, demorando mais tempo a regressar!
Partilha com aj’amigas e conta-me aqui nos comentários se já passaste por uma crise destas e como a conseguiste ultrapassar 👌🏻💪