A amamentação é um tema bem complexo. É o resultado de uma díade única no universo inteiro! Não há duas mulheres iguais! Não há dois bebés iguais!!! Então, claro, existem questões particulares em todas as histórias. Mas existem também algumas questões que podemos transpor à maioria dos casos, pelo que decidi transformá-las no ABC para o sucesso da amamentação. Uma forma de simplificar o complexo e de vos ajudar a memorizar aquilo que tem que estar sempre muito presente!!
Então, “sabes que começou no A! A, A, A!” (malta nascida nos anos 80 vai perceber a piada 😅):
👉 (A)mamentar em livre demanda
A livre demanda consiste, resumidamente, em ofereceres a mama ao teu bebé aos primeiros sinais de fome. E isto é IMPORTANTÍSSIMO!!! A produção de leite funciona com base na oferta demanda. Isto é: o teu bebé mama e o teu corpo produz. O teu bebé não mama, o teu corpo não vai produzir. Assim, a única forma de garantir que o teu corpo produz exactamente a quantidade de leite que o teu bebé precisa é dares-lhe livre acesso à mama! Esquece aplicações, esquece horários e esquece noites completas de sono! Olha para o teu bebé e mantém-no bem pertinho de ti (a ciência mostra que nós conseguimos melhor compreender os sinais de fome dos nossos bebés se nos mantivermos em contacto físico com eles do que se nos limitarmos ao contacto visual!) de forma a conseguires responder no imediato.
👉 (B)ebé com boca de tubarão
Uma pega bem feita é meio caminho andado para que o bebé consiga extrair leite da mama. De nada vale fazeres livre demanda se depois o teu bebé vai à mama e não extrai nada! Livre demanda não é sinónimo de 24 horas na mama (normalmente!).
Se o teu bebé abrir bem a pouca vai conseguir abocanhar uma maior parte da mama o que facilita tudo o resto (extração e pega indolor!). E como podes fazer isto? Aposta num bom posicionamento!!!! Coloca o teu bebé sempre alinhado (a cabeça não deve estar rodada!) e bem pertinho de ti! Usa posições em que estejas reclinada para que a gravidade funcione a vosso favor e alinha o nariz dele com o teu mamilo para que ele seja obrigado a fazer uma certa extensão da cabeça e uma boa abertura de boca.
👉 (C)ompreender o que é uma mamada efectiva
Respondeste aos sinais de fome do bebé… puseste-o com a boca bem aberta na mama… e agora? Sabes ver se ele está efectivamente a comer?
Os bebés têm dois tipos de sucção: a sucção nutritiva e a sucção não nutritiva. A sucção não nutritiva também é muito importante visto desempenhar um papel vital no desenvolvimento neurológico do bebé. Todavia, uma mamada será efectiva se perceberes que existiram sucções nutritivas, isto é: o bebé engoliu leite! Então, enquanto olha para o teu bebé enquanto ele está a mamar! Se ele estiver com um padrão muito rápido (2 sucções/ segundo), é porque ele não está a comer. Comer pressupõe um padrão mais lento (1 sucção/ segundo), visto ele ir sugar, deglutir e respirar. Se olhares para o teu bebé vais perceber que ele faz uma pausa para engolir e aí podes ter a certeza de que ele está a mamar 🥰
Uma dica que funciona super bem!!!! Se achas que o teu bebé não está a comer, nem está muito interessado na maminha, dá-lhe fluxo!!! Os bebés adoram fluxo! E como podes fazê-lo? Fazendo compressões mamárias!!
Agora que já sabes tudo, tudo, tudo, repete comigo:
A – Amamentar em livre demanda
B – Bebé com boca de tubarão
C – Compreender o que é uma mamada efectiva
Guarda este conteúdo para quando precisares de te relembrar e partilha com aj’amigas ❤️❤️❤️ vamos pôr mais bebés neste universo e arredores a mamar 💪💪💪💪