Os ductos são os canais que ligam os lóbulos (onde o leite é produzido) ao exterior (mamilo).
Apesar da sua obstrução ser até uma intercorrência comum na amamentação, não se sabe ao certo as causas que levam a que isto aconteça!! Pode ser uma zona de pressão (soutiens apertados ou uma posição que tenhas adoptado deitada de lado!), uma pega inefectiva ou intervalos grandes entre mamadas (ou seja, uma drenagem inadequada da mama!). Quem produz grandes volumes de leite apresenta um maior risco de que uma obstrução aconteça, visto que, para se protegerem de um fluxo rápido, os bebés têm tendência para morder, o que pode causar as tais malditas obstruções.
Mas quais são os sinais de uma obstrução do ducto? Perguntas tu! Pois bem… um ducto obstruído pode ser identificado por uma DOR INTENSA AGUDA que aparece durante a mamada, principalmente no momento do reflexo de ejecção, em que há mais saída de leite. Isto acontece porque o leite vai fazer pressão para passar, mas o obstáculo não o vai permitir, ficando então essa zona DILATADA e DURA, causando dor forte, em forma de pontadas, CALOR e VERMELHIDÃO (mas sem febre!). Se a obstrução estiver na ponta do mamilo poderás também conseguir ver uma bolinha branca, como se fosse uma borbulha com pus.
A solução do problema passa primeiro pela PREVENÇÃO, como em tudo na vida 😜
👉 Evita usar soutiens apertados (escolhe um tamanho acima do teu) e tem muito cuidado com zonas que se possam tornar de pressão. No típico soutien de amamentação o « triângulo » que fica atrás do soutien pode ser uma zona de pressão!! Eu, pessoalmente, recomendo tops de ginástica 😉
👉 Promove uma boa pega! Não aguentes a dor. Se está a doer, não está bem. E para amamentar é mesmo preciso ir por tentativa erro. Dói? Tira o bebé! Experimenta outra posição, outro alinhamento… tudo menos ficar com dor!! Aos poucos vocês vão acertar! E se nesse caminho de descoberta precisarem de ajuda é entrar em contacto com quem vos pode ajudar! 😉
👉 Amamenta com frequência em posições diferentes para que todas as zonas da mama sejam drenadas eficazmente
👉 Evita o uso de cremes nos mamilos!
No entanto, caso a prevenção não seja suficiente e te depares com uma situação de ducto entupido, há várias coisas importantes que podes fazer:
👉 Faz um pouco de calor local antes de dares de mamar para ajudar na dilatação do ducto, seguido de massagem e de um « shake », insistindo na zona que sentes estar mais dura (podes manter o calor e a massagem também durante a mamada!). Em seguida, usa a gravidade a teu favor e dá de mamar em quatro apoios!! (Passa para o lado as fotografias para veres um exemplo!)
👉 Caso tenhas o ponto branco no mamilo de que te falei acima, experimenta removê-lo depois do banho, roçando-o numa toalha molhada. Quando ele sair mete o teu bebé na mama para que consigas então a drenagem!
Se os sintomas persistirem ou se estiveres frequentemente com obstruções, procura uma profissional para que a situação seja avaliada na sua especificidade!
Partilha este conteúdo com todo o muuuuundo! E se tens alguma questão não hesites em me contactar 💪