Uma das coisas que ainda continua a ser aconselhada às mulheres que amamentam, inclusivamente por profissionais de saúde (😩) é o aumento do consumo de leite. Mas isto nada mais é que um mito e pode até ser contraproducente!!
Durante a amamentação regista-se uma perda fisiológica de 3 a 7% do cálcio ósseo, que se recupera espontaneamente a partir dos 6 meses. Esta perda acontece independente da ingestão de cálcio pela mulher, não se observando diferenças na perda inicial de massa óssea, no tempo de recuperação, nem no teor de cálcio no leite, em mulheres que tomam suplementos de cálcio!
Aumentar a ingestão de leite pode provocar problemas em algumas mulheres. É sabido que muitos adultos apresentam intolerância clínica à lactose depois de beber um copo de leite e que a quantidade de adultos que apresenta sintomas depois de uma sobrecarga oral de lactose é ainda maior!!!
Em resumo… no que diz respeito ao cálcio, os conselhos para ti que amamentas são exactamente os mesmos que para qualquer outro adulto: Come bem! Uma alimentação diversificada e com diferentes fontes de cálcio. Podes ir buscá-lo a muitos sítios sem ser aos lacticínios! Peixe que se come com espinhas, legumes de folha verde e brócolos são uma óptima opção!!
Se queres acabar com mais um mito da amamentação, não hesites em partilhar este conteúdo!
Qualquer questão com que tenhas ficado contacta-me!