Apesar de termos na nossa sociedade uma expectativa de independência precoce dos nossos bebés, eles tendem a mamar prolongada e frequentemente nos primeiros 40 dias após o parto. 

bebe muda comportamento na mama sara castro amamentação

Durante as primeiras seis semanas, aproximadamente, os bebés amamentados mamam, regra geral, no MÍNIMO 8 a 12 vezes por dia e « juntam » as mamadas especialmente ao fim do dia. Digo e enfatizo no mínimo, porque podem mamar muitas mais vezes! 

Os recém nascidos mamam, em média, durante 20 a 40 minutos por mamada, sendo que à medida que vão ganhando prática e maturidade, se tornam mamadores profissionais, e as durações das mamadas tendem a diminuir, para cerca de 15 a 20 minutos, visto conseguirem extrair mais leite em menos tempo. 

O número de mamadas do bebé diminui também proporcionalmente ao aumento do tamanho do seu estômagozinho. O estômago do bebé torna-se maior e, por isso, ele consegue beber mais leite em cada mamada, precisando ir com menos frequência à mama. 

Os bebés mais velhos podem regressar à amamentação intensiva para ajustar a produção de leite das mães às suas necessidades. Estes momentos são conhecidos por surtos de crescimento e ocorrem tipicamente entre as duas e as três semanas, às seis semanas e, novamente, aos três meses. 

Aos três meses, aproximadamente, os bebés que antes mamavam sem interrupções agora distraem-se facilmente com tudo o que está à sua volta e isso é algo que preocupa muito as mães, que se questionam se o bebé estará a receber a quantidade de leite que precisa! Se estás a passar por esta « crise dos três meses », é normal que o teu bebé vá mamar melhor durante a noite (a noite é sempre mais monótona e com menos coisas interessantes a acontecer!) e, se quiseres incentivar uma amamentação mais consistente durante o dia, podes tentar amamentar em espaços com menos luz e distrações para que ele se foque no que está a fazer: mamar! É também muito importante permitir uma livre demanda para que o bébé obtenha o leite necessário, mamando mais frequentemente ou durante mais tempo nas alturas em que está menos distraído. E descansa o teu coração! Esta é uma fase de novidade para o bebé! Normalmente eles ultrapassam esta fase de distração, pelo que é uma situação temporária! 

Quando os dentes começam a romper o bebé pode querer procurar alívio na maminha, mordendo-a. Se for esse o teu caso, podes dar algo ao bebé para morder que esteja frio antes das mamadas ou se ele já comer podes também optar por lhe oferecer alimentos frios ou congelados. 

À medida que o bebé vai ganhando competências motoras, como gatinhar ou andar, vai estando concentrado em as desenvolver durante o dia, pelo que procurará ingerir mais leite à noite! Por isso… prepara-te para noites com sonos mais cortados nessas alturas! 

Conta-me aqui nos comentários os desafios pelos quais tens passado na amamentação ao longo do desenvolvimento do teu bebé. 

Guarda este post para te relembrares sempre que precisares e partilha caj’amigas 😉

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.