chucha acalmar a que preço sara castro amamentação

Muito se tem falado no efeito da chucha ao nível do seu impacto directo na amamentação, com a famosa confusão de bicos. No entanto, pouco se fala que as suas consequências são mais complexas que apenas essa e que são também a longo prazo! 

Sabias que se tens algum hábito oral repetitivo hoje, em idade adulta, como fumar, comer excessivamente, roer unhas, entre outros, ele está, muito provavelmente, relacionado à tua história de amamentação, desmame, uso e remoção de bicos artificiais. Principalmente se esses hábitos são intensificados pela ansiedade, frustração, sono, tédio ou nervosismo! 

Um estudo recente constatou que o uso prolongado de chucha (leia-se por mais de dois anos!) na infância pode favorecer o início do uso de cigarros na adolescência. Esta relação é explicada pela semelhança das razões que levam ao início de cada um destes hábitos: ambos são mecanismos externos utilizados, em geral, com o intuito de acalmar. As mães justificam a introdução de chucha no bebé com o objectivo de o acalmar quando ele está nervoso. O mesmo motivo é apontado pelos fumadores, justificando o início dos seus hábitos tabágicos. 

Os nossos bebés têm uma necessidade fisiológica de sucção, para o desenvolvimento da sua regulação emocional. A mama foi a forma perfeita que Deus arranjou para atender essa necessidade neural, uma vez que ela alcança praticamente o palato mole do bebé, num ponto chave de satisfação dessa necessidade. Por outro lado, a mama não é só mama. A mama vem carregada de atenção, contacto e toque, que vão ensinar a este bebé que as suas necessidades podem ser atendidas dentro de um contexto relacional de amor e atenção. Assim, a mama sairá naturalmente do cenário à medida que a criança vai amadurecendo e encontrando outras formas de se regular, pela conquista do mundo que vai fazendo. 

No caso da chucha, o seu uso pode levar a que o bebé faça a tal confusão de bicos não voltando à maminha, perdendo essa forma de regulação emocional perfeita! Por outro lado, o bebé aprende que sempre que se sente ansioso, nervoso, com sono, aborrecido, etc. alguém coloca um objecto na sua boca! Ou seja, passa a existir a associação de que algo na boca irá suprir a necessidade que o bebé/ criança/ adulto está a sentir! Associação que fica para a vida! 

Tudo o que fazemos ensina algo aos nossos bebés. É urgente começarmos a questionar-nos: « o que quero eu ensinar ao meu filho?». 

Partilha com o mundo! E conta-me aqui nos comentários 👇 tens algum hábito oral repetitivo? Como foi a tua história de amamentação e uso de bicos? 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.