Amamentar é bastante desafiante, mesmo quando tudo corre sem qualquer percalço! Quando, para além da exigência base, é necessário ainda gerir uma baixa produção de leite, todo o processo se torna numa história diária de reconstrução e resiliência! A sensação de fracasso é muito comum e facilmente pode levar a desistir do processo!
Então, se estás a amamentar o teu bebé mas precisaste de complementar, seja porque motivo for, este post é para ti!
Sei o quanto isso te pode estar a entristecer e a deixar cansada. Acredito que já te possa ter passado pela cabeça que não faz sentido continuar e que seria mais fácil desistir completamente da amamentação. Em primeiro lugar, quero aconselhar-te a não tomar nenhuma decisão no teu dia mais difícil! Em segundo lugar, pensei em algumas questões que te podem motivar a continuar a batalha e queria muito partilhá-las contigo:
👉 Define objectos a curto prazo e que sejam possíveis para ti. A cada dia o seu mal. Não precisas pensar muito no “daqui a 1 mês”. Pensa no teu dia a dia e faz o teu possível nesse dia. Vão haver dias mais fáceis e outros mais desafiantes! Desfruta dos primeiros e lembra-te deles naqueles dias em que achas que não vais conseguir mais… porque depois da tempestade vem sempre a bonança!
👉 Conversa com pessoas que já passaram pelo mesmo! ❤️
👉 Não fiques sozinha no processo. Procura ajuda profissional! Teres o acompanhamento de um profissional que perceba de amamentação vai-te ajudar a pôr em prática um plano mais adaptado à tua situação e, provavelmente, com mais estratégias protectoras à produção de leite!
👉 Lembra-te que todas as gotas do teu leite contam e que a amamentação é bem mais do que só comida, tendo inúmeros outros benefícios!
👉 Foca-te na qualidade das mamadas e não apenas na quantidade de leite que o bebé está (ou não) a receber. Olha para o teu bebé, observa-o, relaxa e usufrui desse momento vosso.
👉 Arranja estratégias que te façam poupar tempo. Cuidar de um mini serzinho humano é cansativo! Se juntarmos a isso momentos para tirar leite e ainda higienizar utensílios que estamos a usar para dar o complemento, dobramos o cansaço. Então, optimiza os teus momentos de ordenha, utilizando uma bomba dupla, extração durante a mamada e um soutien/ top (mãos livres) de ordenha. Tenta também ter vários kits dos apetrechos que estás a utilizar (copos, sondas, etc.) para que tenhas sempre mais opções para dias mais conturbados.
👉 Sê gentil contigo própria!! Relembra-te diariamente que tu estás a fazer o teu melhor e que isso é tudo o que o teu bebé precisa! Desfruta do teu bebé, aconchega-o no teu colo, aprende com ele… toda essa oxitocina só vai ser benéfica para o sucesso da tua história!
Espero do fundo do meu coração que este post te tenha trazido algum alento e que vá facilitar esta fase que estás a viver! Não quero terminar este post sem te dizer que te admiro, que a tua história importa muito e que o teu bebé é muito abençoado por ter uma mãe batalhadora, corajosa, empenhada e resiliente como tu! ❤️❤️
Partilha este post com pessoas que achas que precisam ler tudo isto é guarda-o para aqueles dias em que te sentires mais sem rumo!