A livre demanda está para a amamentação como o bar aberto está para os casamentos: ambos garantem o sucesso das “festas” e a felicidade 🤩🥳 dos «consumidores », uma vez que podem consumir livremente o que querem! 

livre demanda sara castro amamentacao

Amamentar em livre demanda significa que irás permitir ao teu bebé mamar sempre que ele quiser, procurando dar-lhe essa oportunidade aos primeiros sinais de fome: virar a cara de um lado para o outro, pôr as mãozinhas na boca, linguinha de fora… lembra-te ⚠️ o choro é já um sinal tardio de fome! Até chegar lá o teu bebé foi-te falando de forma mais tranquila que tinha fome! 

E a chupeta?

Alerta batotice 😜 dares chupeta ao teu bebé (para além do risco de confusão de bicos, que ficará para um outro post) é enganares aqui esta questão da livre demanda. É a mesma coisa do que pedires ao barman do casamento da tua prima que te sirva um whisky e ele dá-te um pires de azeitonas para esperares entretido enquanto ele acaba de servir o grupo de 20 pessoas de amigos da universidade do (agora) marido da prima!

Ao princípio até vais achar simpático e vais comer umas quantas azeitonas.. mas 45 minutos depois já estás com vontade de ir ao pescoço do barman e de todos os ex-universitários que não param de brindar ao teu (agora) primo. Assim é com o teu bebé… tu ofereces-lhe chupeta e ele vai até acalmar no início… chuchar… dormir(quem sabe?) mas não vai beber o « whisky » que ele queria, o que pode fazer com que se chateie e vá para a mama mais desorganizado. 

Posto isto, e em tom de resumo, amamentar em livre demanda é responder às necessidades que o teu bebé te apresentar, de forma atempada, oferecendo-lhe a mama. 

E isto vai garantir o sucesso da amamentação 🤱 

👉  o teu corpo irá produzir a quantidade de leite que o teu bebé precisa!

       A produção de leite é feita com base na drenagem da mama. O leite é extraído, o teu cérebro percebe que o bebé bebeu e volta a produzir mais. O leite não é extraído, o teu cérebro pensa que o teu bebé não precisa afinal de tanto leite e produz menos. E este é o grande risco de se estipular horários para dar de mamar ao bebé!!!! Não tendo a real noção de quanto o bebé mama e quando, o teu corpo não vai conseguir produzir a quantidade exacta de leite que corresponde às necessidades do teu bebé, acabando por produzir, normalmente, menos do que ele precisa. E aqui começa a bola de neve que leva a muitos desmames precoces. Produção condicionada, ganho de peso inadequado, suplementação, menor produção de leite, aumento da dose de suplementação… e, pronto, já deu para perceber o final do filme? 😭😩

Mas, perguntas-me tu, porque é que então continua a ser recomendado por muitas pessoas dar mamadas de 3 em 3 horas? 

Sabes… vivemos numa sociedade de cultura do biberão, onde muitas recomendações que fazem sentido para o biberão não fazem sentido para um bebé à mama mas que foram passadas instintivamente para todos os bebés!!! 

Então, esquece o relógio e olha para o teu bebé. Vê o que ele te pede e quando te pede. Liberta-te das regras e dá-lhe mama sempre que te pedir. Vais ver que esta livre demanda será uma enorme aliada no sucesso da tua história de amamentação ❤️❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.