Nós somos mamíferos. E dentro dos mamíferos, fazemos parte de um grupo que se chama “carry”! Somos mamíferos “de colo”. 🥰 não é fofinho? ❤️ 

Então, quando a prima Maria, a vizinha Fátima e a amiga Leopoldina te disserem que dar colo ao teu bebé só lhe vai fazer mal, viciá-lo e deixá-lo mal habituado, tu podes sorrir e acenar, ou, se tiveres com tempo, explica-lhes que estás já a fazer um plano de fortalecimento no ginásio para que possas levar o teu bebé aos 18 anos ao colo fazer a inscrição na universidade, como é hábito já acontecer com vários pais, como toda a gente sabe 🤦‍♀️ (ler com tom de ironia!). 

das colo suficiente ao teu bebe sara castro amamentacao

Os nossos bebés nascem imaturos, como acontece com os nossos primos cangurus e primatas! Somos os mamíferos mais imaturos! 

E isto porquê? Perguntas tu e muito bem! Porque o facto de andarmos apenas em cima de duas “patas” leva-nos a ter uma bacia estreita. Ora, ao mesmo tempo, o bebé é super inteligente e nasce com o cérebrozão. E já estás a ver o final da história né? Cérebro grande + bacia estreita = complicação. E é por este motivo que a natureza se adaptou e fez o bebé nascer mais cedo do que o que precisava! 

Ao contrário do que acontece com outros mamíferos, como os bezerros, os cães e os gatos, o nosso bebé não nasce a saber andar sozinho e precisa de cuidados contínuos muitos meses após o parto! PRECISA!! É uma NECESSIDADE! Não é um capricho!! 

Assim que nascemos, precisamos continuar cá fora como se ainda estivéssemos “no forno” (infelizmente não temos uma bolsa como os cangurus! Mas o babywearing poderá ser uma grande ajuda!!). A isso se chama exterogestação. Uma gestação exterior. O teu filho precisa de continuar a ser gerado no teu colo! Precisa que o teu colo lhe traga à lembrança o que ele tinha na tua barriga: contacto, contenção, temperatura regulada, o som do teu coração! 

Sabias que o nosso leite é o mais baixo em gorduras e proteínas do reino dos mamíferos? E isto porquê? Porque a natureza partiu do princípio que eles estariam sempre perto da sua fonte de alimento: as mamocas das suas mães!!! ( . ) ( . ) 

No entanto, vivemos numa cultura onde existe uma expectativa de “independência precoce”, onde há demasiadas regras (com o sono, com a amamentação, com o colo…) que levam com que os pais não se sintam confortáveis e seguros na descoberta do seu bebé! 

Então hoje convido-te a esqueceres essas regras e a olhares para o teu bebé. Vê o que ele te pede. Descobre o que ele precisa! Deixa-o em contacto com o teu corpo. Deixa-o mamar quando pede. Atende-o prontamente quando ele chorar… e assim, só assim, amando-o e respeitando-o, estarás a dar-lhe as bases para a verdadeira independência! 

Partilha este texto com aj’amigas que têm bebés ou que estão à espera dos seus ❤️

E TAMBÉM COM a prima Maria, a vizinha Fátima e a amiga Leopoldina para que elas deixem de apregoar que o colo não é o milagre que é! 

Desejo-te um ótimo fim de semana! Cheio de colo ❤️💪🤰

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.