Todos conhecemos aquela célebre música carnavalesca do: “mamã eu quero… mamã eu quero… mamã eu quero mamar… dá a chupeta… dá a chupeta… dá a chupeta para o bebé não chorar!”. 

chucha e amamentacao sara castro amamentacao

Pois é! A chupeta virou um ícone representativo do bebé na sociedade e está em todos os enxovais! Quando pensas em acalmar um bebé, possivelmente a chucha vem-te à cabeça como uma possibilidade e não dar chucha parece-te assustador – afinal o que lhe vais oferecer quando ele estiver irritado?! Ou extrapolando as chuchas ainda para os biberões… como é que poderás sair cinco minutos se ninguém pode oferecer um biberão 🍼 ao teu 👶? Ou como é que vou introduzir a água aquando a introdução alimentar? 

Pois bem… chuchar (ou fazer sucção não nutritiva) é uma necessidade neurológica do bebé e por isso é que NÃO FAZ MAL que ele satisfaça esta sua necessidade na tua maminha, fazendo o que a ciência chama de sucção não nutritiva e o povo chama de “fazer da mama chucha” (mas não será que a verdade é que o 👶 faz da chucha mama? 😉 o que é que apareceu primeiro? 😅), no seu próprio dedo (ele já fazia isso na tua barriga 🤰) ou no dedo de um adulto. À medida que o bebé cresce ele vai encontrando outras formas de conforto. 

Já para oferecer água (na altura da introdução alimentar e NÃO ANTES!) ou suplemento (caso seja necessário!) há vários outros apetrechos que são muito mais protectores para a amamentação, como um simples copo ☺️ e temos até a possibilidade de continuar na maminha enquanto se dá o complemento, utilizando a técnica da relactação 💪 

Ou seja, é possível viver sem bicos artificiais, apesar de ser difícil ir “contra a corrente”. Será precisa uma maior disponibilidade, bem como mais investimento e confiança. Mas é possível! 

A ciência tem estudado a relação entre os bicos artificiais (chuchas e afins) e as conclusões são claras: risco de desmame precoce e inúmeras repercussões ao nível do desenvolvimento do bebé, da saúde oral e respiratória, bem como na fala. Os estudos têm ido ainda mais longe e hoje já se sabe que o uso de chucha apresenta uma relação com obesidade e hábitos tabágicos na adolescência. 

É claro que há sempre a vizinha Maria e a prima Manuela que te dirão que deram chucha e amamentaram o bebé até aos três anos sem qualquer problema mas… há sempre as excepções à regra! Muitos bebés desmamam por terem recebido apenas UM biberão, por exemplo… aqui falo-te de riscos que precisas ter em conta na tua decisão de dar ou não dar ao teu bebé bicos artificiais. 

⚠️ NÃO há níveis seguros de uso de NENHUM bico artificial (chucha ou biberão). O que inclui todos os que são chamados de ortodônticos! 

Então agora proponho-te mudar a letra da música com que comecei este post. Acho que ficaria muito melhor algo como: “mamã eu quero… mamã eu quero… mamã eu quero mamar… não dá chupeta… não dá chupeta… não dá chupeta para o bebé não atrapalhar!”. 😉

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.