Há várias expressões utilizadas por todos, há anos, e que apenas servem para criar expectativas irreais e, consequentemente, nos frustrar. Uma delas é o famoso “dormir como um bebé” quando nos queremos referir a uma noite tranquila e descansada. Nada disso coincide com o sono do bebé (ou de qualquer criança nos seus, digamos, primeiros três anos de vida!). Os bebés acordam, precisam de nós e estão prontos para a festa assim que o sol começa a raiar.
Tudo isso é fisiológico e não um problema. Aquilo que nos leva a ver o sono do bebé como um problema é a falta de uma rede de apoio próxima que nos obriga a criar os nossos filhos cada vez mais sozinhos, fazendo labarismos entre noites com despertares e produção máxima no local de trabalho. É isso que nos sobrecarrega e nos leva à exaustão!
Mas reparem, os nossos bebés não sabem disso. Eles estão tranquilos nas suas vidas normais, a desenvolver-se como os bebés sempre se desenvolveram e a agir de acordo com a programação com que vieram ao mundo. Mas, vamos começar pelo princípio:
Porque é que os bebés acordam durante a noite?
A maioria dos bebés não dorme a noite toda porque os seus ciclos de sono são diferentes dos ciclos de sono do adulto. Resumidamente, existem dois tipos de sono: o sono REM (sono ligeiro e, portanto, uma fase mais activa do sono em que o bebé se mexe, resmunga ou muda de lado) e não-REM (sono profundo). Cada ciclo de sono pode durar cerca de 90 a 110 minutos no caso dos adultos e, quanto menor a idade, mais curto será o ciclo por duas questões principais: segurança e desenvolvimento.
O sono leve é fundamental
O sono leve é fundamental para o desenvolvimento do cérebro no processamento da informação adquirida e permite o estabelecimento de padrões de alerta, mantendo o bebé mais tempo num estado natural próximo da vigília. À medida que crescem, as ondas de sono ficam mais maduras e complexas e, por consequência, os ciclos de sono mais longos, com maior tempo de sono não-REM (sono profundo).
“Tudo bem, já entendemos!” Mas porque é que os bebés nos acordam durante a noite?
Porque raio eles não se limitam a virar para o outro lado e voltar a fechar os olhos, caso acordem? Estes maganos, como se diria na terra onde cresci, não conseguem perceber que acordar alguém que dorme é das torturas mais cruéis que se podem fazer?”
Pois é… mas para os bebés conseguirem adormecer precisam de se sentir seguros e segurança para um bebé significa colo, mama e a presença dos pais. Se pensarmos bem, nem nós, adultos, conseguimos adormecer normalmente em ambientes que nos pareçam inseguros. Imaginas-te a adormecer sem problema numa paragem de autocarro, por exemplo? Não, não é?
Muitas vezes, o berço ou a cama vão parecer autênticas paragens de autocarro para um bebé e quando assim for ele vai-te acordar a pedir que o ponhas no seu lugar de segurança: tu próprio, seja de que forma for. Os teus braços a embalá-lo, a tua voz numa música de dormir, o teu cheiro e calor ou a tua mama, caso amamentes. Independentemente da bengala de sono que utilizes para dar segurança ao teu bebé, todas serão absolutamente naturais e inofensivas e, com o avançar da idade, tornar-se-ão menos frequentes, apesar de, muitas vezes, parecer que nunca mais vamos ser capazes de dormir uma noite completa!
Qual a solução?
“Avança lá com estas explicações e diz-nos quando é que vai voltar a acontecer uma noite inteira de sonhos cor-de-rosa, por favor!”
Estás tu a suplicar neste momento, aposto.
Infelizmente, é algo bastante variável. Em média, crianças amamentadas e atendidas quando solicitadas podem demorar 3 anos, ou mais, para dormir uma noite sem interrupções. Mas, também há muitas crianças amamentadas e atendidas que podem dormir uma noite toda naturalmente bem antes disso! No sono, tudo são variações da normalidade.
Como também é normal que os bebés acordem várias vezes por noite durante uma semana e, depois, na semana seguinte durmam mais horas seguidas. Para que os bebés durmam muitas horas seguidas precisam adormecer com o mínimo de ajuda possível e é com isto com os famosos treinos de sono do bebé jogam sempre: diminuir a resposta às necessidades dos bebés.
Parece que todos ganhamos com isso mas na verdade o bebé só sai prejudicado uma vez que não tem capacidade neurológica para se auto-regular sozinho (até aos 3 anos de idade!). Ele pode adormecer sozinho e não te chamar mais, mas não porque “aprendeu a dormir” mas sim porque aprendeu que ninguém virá confortá-lo, mantendo altos níveis de cortisol (stress!) e necessidades que te vai continuar a mostrar em outros momentos e outras tarefas.
“Isso é tudo muito bonito mas eu continuo a estar super cansada(o)!”
Estão vocês a pensar, já com o rato em cima da cruzinha para fechar o meu post!
Mas não vão! Fiquem até ao fim, por favor! Percebo a vossa angústia! Tenho um filho de 10 meses, lembram-se? Então para terminar o post deixo-vos aqui algumas dicas que podem ajudar:
Dicas para lidar com o sono dos bebés
Em primeiro lugar repete para ti mesmo(a): “Ele com 18 anos não vai precisar que o embale”
Ele com 18 anos não vai precisar que o embale. Ele com 18 anos não vai precisar que o embale.” Repete as vezes que precisares, sempre que precisares, até que te “caia a ficha” de que, por muito que pareça impossível agora, ele vai adquirir um padrão de sono maduro. Afinal tu nunca viste ninguém com 18 anos a precisar ser embalado pelos pais, pois não?
Organiza com o teu parceiro um dia para cada um dormir até mais tarde
Se estão em casa os dois ao fim de semana, levantem-se à vez para tomar conta do bebé. Quem se levanta ao sábado poderá dormir mais tempo no domingo e vice versa.
Dorme enquanto o bebé dorme
Se o bebé é amamentado em exclusivo pode ser mais difícil até aos 6 meses de se conseguir ter este dia que mencionei na dica acima mas uma coisa que ajuda muito é dormires sempre que o bebé dorme. Esquece a casa! Esquece a roupa! Esquece o almoço e o jantar. Prioriza! Põe a casa em modo funcionamento base e divide com ou atribui completamente estas tarefas ao pai da criança (ou qualquer outra pessoa de apoio, caso tenham por perto!) porque estar disponível para amamentar um bebé em livre demanda é, desde já, um trabalho a tempo inteiro!
Abre as cortinas
Deixa a casa clara de dia e escura de noite para que haja uma boa regulação hormonal
Respeita sempre o sono do teu bebé
Ajuda-o a adormecer aos primeiros sinais de sono que ele te mostrar (coçar os olhinhos, a orelha, bocejar, choramingar sem causa aparente, dificuldade em prestar atenção numa actividade/ jogo). Não deixar dormir durante o dia para dormir bem à noite é um mito e tem um efeito completamente oposto! Quanto mais e melhor dormir o bebé durante o dia, mais facilidade terá em dormir à noite.
Encontra um ritual de sono (ou pré-sono) calmo e que esteja de acordo com a idade do teu bebé
Banho, uma massagem ou uma história. Isso cria previsibilidade e os bebés gostam disso porque lhes traz segurança.
Cria regularidade
Tenta manter o horário do sono nocturno o mais regular possível.
Iteração ao mínimo
Quando o bebé despertar durante a noite não acendas muita luz nem converses ou brinques com ele. O objetivo é toda a gente voltar a dormir, certo? Então limita-te a dar-lhe a segurança de que ele precisa para voltar a dormir.
Amamenta!
O leite materno da madrugada tem triptofano e melatonina que ajudam no sono.