Olá olá! Hoje vou deixar um pouco as maminhas de parte porque te quero falar sobre o teu pipi! O teu, o meu, o delas… enfim! Quero falar sobre os nossos pipis!
Estava eu muito (des)cansadinha a trabalhar quando recebo uma chamada de uma nova utente que queria marcar uma consulta comigo porque o seu médico lhe tinha recomendado fazer uma reeducação abdominal após o parto do seu bebé, há cerca de 2 meses.
Conversa puxa conversa e pergunto-lhe pelo seu pipi: nada de reeducação porque, segundo o seu médico, não precisa uma vez que teve cesariana! Uuuiii… fiquei verde! Ou amarela! Ou vermelha! Olha… fiquei de todas as cores e tive muita vontade de recomendar algumas formações e leituras ao Sr Doutor mas limitei-me a lhe explicar o que é isto do pipi e o porquê de cuidarmos dele, mesmo que tenhamos feito uma cesariana! Depois pensei com os meus botões que possivelmente este é um dos grandes mitos em saúde da mulher e precisei vir-te falar sobre ele!
O teu pipi (que tem como nome científico: pavimento pélvico ou períneo) tem que ser cuidado toda a vida, assim como cuidas do resto do corpo, fazendo exercício, comendo bem, tomando banho, etc etc. Para teres um pipi feliz e saudável não há nada como actividade sexual prazerosa (acompanhada ou mesmo sozinha!!! Por isso: no excuses!) várias vezes por semana e, apesar de menos interessante 😜, o exercício físico de baixo impacto também é um aliado. Ao escolheres a modalidade de exercício físico a realizar privilegia aquelas que procuram trabalhar a postura e a estabilidade, como o yoga ou o pilates.
Não te falo aqui dos exercícios de kegel (falando! 🤣🤣🤣🤣🤣) porque eles não são aconselhados para toda a gente da mesma forma. Os kegel baseiam-se na contração e relaxamento do períneo. Leste bem tudo? Contração e RELAXAMENTO! É que com o ritmo de vida acelerado típico dos nossos dias é muito comum encontrarmos pipis hiperactivos que só nos trazem « dores de cabeça » nos nossos momentos mais íntimos!
Apesar deste cuidado diário de que te falo, a verdade é que há momentos da vida em que deverás dar uma atenção ainda mais especial ao teu pipi. Quando? Se apresentares sintomas: incontinência, dor durante a penetração, prolapsos, dores lombares… e também se tiveres estado grávida. Sim! Se tiveres estado grávida! 🤰❤️
Independentemente da forma como o teu filho 👶 entrou no mundo, o teu pipi deverá ser avaliado para se perceber como é que ele está e o que deverás fazer por ele. Isto porque o que causa alterações ao períneo é o peso constante que ele tem de suportar durante todo o tempo que estás a carregar o teu bebé (e a placenta, e o líquido amniótico, e a quantidade de sangue que aumentou brutalmente, e os quilos que vieram da realização dos desejos 😜, etc, etc.).
Uma avaliação criteriosa de um fisioterapeuta especializado é essencial. Um fisioterapeuta que vai olhar para ti como a mulher que és, ou seja, com um pipi, umas costas, uma barriga, uma história… porque o pipi não está sozinho no corpo e a gravidez não o muda só a ele! Recuperar o « chão da casa » sem « remodelar o tecto, as paredes e o jardim » não vai resultar!
Então, posto tudo isto, conta-me… deste uma atenção especial ao teu pipi depois do teu bebé 👶 ter nascido?