A amamentação começa no parto. O parto termina com a amamentação.
O parto não é um momento estanque, apesar de tendenciosamente ser visto assim. O que se passar durante o parto vai ter implicações na amamentação e saber isto pode ajudar-te a definir (de preferência por escrito, num plano de parto!) quais são as ações que queres pôr em prática durante o parto e nos primeiros dias após para protegeres a tua amamentação.
No entanto, quero fazer aqui a ressalva de que « nada garante nada! ». Há casos de óptimas experiências de parto, com muito poucas intervenções, mas onde as mulheres tiveram dificuldades no estabelecimento de amamentação. E vice versa. Partos difíceis e super hiper mega intervencionados e uma óptima amamentação.
Mas o que é que a ciência tem estudado sobre isto, perguntas tu? Ora cá vai:
👉 A utilização de oxitocina sintética e de epidural levam a um atraso da sucção do bebé no pós parto imediato
👉 Administração de soros endovenosos pode levar a:
( . ) ( . ) edema da mama, mamilo e aréola e fazer com que o bebé não consiga fazer uma pega eficiente e
👶 uma maior perda de peso inicial do bebé, devido ao edema que os líquidos causam no bebé, levando a uma introdução precoce de fórmula, sem real necessidade
👉 Separação precoce da mãe e do bebé leva a maiores dificuldades no início da amamentação. O ideal será promover-se a golden hour, que é como quem diz, traduzido para miúdos, deixar o bebé estar em pele a pele com a sua mãe. Isto é possível de ser feito também em contexto de cesariana.
👉 Bebés nascidos de cesariana são frequentemente menos reactivos devido ao efeito da medicação e da ausência da compressão no canal de parto. Essa compressão desencadeia a produção da adrenalina fetal, a hormona que dá força ao bebé para levantar a sua grande e pesada cabeça e rastejar até à mama da mãe, começando a mamar.
👉 A episiotomia e a cesariana podem ter uma recuperação difícil e dolorosa para a mulher, deixando-a menos disponível e confortável para pegar o bebé e experimentar novas posições, ao mesmo tempo que a dor interfere na produção de oxítocina, podendo inibir a ejeção de leite.
👉 Por último mas não menos importante temos todas as questões emocionais! Se te sentires respeitada nas tuas escolhas e apoiada nas tuas dificuldades e medos, irás sentir-te poderosa, feliz e capaz de tudo! Ferramentas que te ajudarão a vencer os desafios que surgirão, incluindo na amamentação.
Conta-me aqui nos comentários se pensaste em todas estas questões antes do parto. Se estás grávida, já tinhas considerado o parto como um factor super importante para a amamentação? E pleeeease… partilha este conteúdo! Queremos mais partos felizes, mulheres realizadas e bebés a nascer o melhor possível ❤️
#amamentar #parto #Informar