Esta é uma pergunta muito ocomum e, infelizmente, existem também ainda muitos profissionais de saúde que aconselham as grávidas a desmamar, sem qualquer base científica. Fiquei, por isso, muito feliz por ver que a maior parte das pessoas respondeu à minha pergunta dos stories de forma correcta! ❤️ Se estás grávida, NÃO PRECISAS DESMAMAR O TEU BEBÉ!!!
A amamentação durante a gestação, ou lactogestação para a comunidade científica, é uma realidade de muitas famílias e NÃO representa qualquer perigo para a grávida ❤️
O motivo dado pelos profissionais de saúde para o término da amamentação durante a gravidez é o risco de perdas gestacionais e partos pré-termo por causa da oxitocina envolvida na amamentação. Lembram-se dela? A hormona do amor? Pois bem… ela também é quem está por detrás das contrações uterinas durante o trabalho de parto.
Todavia, os estudos têm mostrado que o útero fica como que “adormecido” e não reage à oxitocina até que tenha chegado o término da gravidez. Por isso é que podes continuar também a fazer tantas outras coisas boas durante a gravidez e que também levam à produção de oxitocina: fazer amor, comer chocolate, ser massajada, etc etc etc.
Se uma grávida que amamenta tem um parto pré-termo ou uma perda gestacional, muito provavelmente iria ter o mesmo desfecho caso não amamentasse. Diz a ciência.
Assim, apesar de ser uma prática que sofre ainda muito preconceito e de o mito da necessidade de parar de amamentar enquanto grávida ainda estar muito enraizado, a decisão de continuar a amamentar durante a gravidez cabe somente à dona das mamas!