Esta sou eu, grávida de muitas semanas (jánem sei dizer ao certo quantas!) a passear a minha barriga maravilhosa pelo maravilhoso palácio de Versalhes, acompanhada de maravilhosas amigas que me tinham vindo visitar. Então, é óbvio que está aqui uma foto… maravilhosa! 💓😉
Esta aqui sou eu, que estava preparadíssimapara um parto natural (leia-se: sem quaisquer intervenções… Sim, sim, isso que estás a pensar… sem epidural também 😅) e uma históriade amamentação perfeita! Afinal sabia a literatura de trás para a frente e da frente para trás! Já tinha ajudado tantas mães e bebés… o que poderia correr mal? Nos meus planos, nada!
Esta aqui sou eu. Inocente, ainda. O meu eu que não sabia que viveria o luto (e a culpa!) de quase nada sair semelhante ao que tinha idealizado.
Mas sabes? Foi esse luto que me permitiu libertar dos (pre)conceitos que tinha, curar feridas antigas e ser mais gentil comigo mesma. Afinal estava a dar o meu melhor e o nosso melhor é a maior prova de amor que podemos dar aos nossos pequeninos, não é?
Então é isso que te venho desejar para 2021: que sejas gentil contigo mesma. Que te libertes do que querias que fosse e que acabou por não ser. Porque ser mãe é algo que se aprende fazendo. Não é instinto, nem estudo. Não é ter um bom períneo, o peso no bom índicede massa corporal ou as maminhas da Pamela. É um caminho que se traça diariamente às custas de muito investimento, perdas e ganhos.
Este ano, sê gentil contigo mesma! Permite-te construir a tua própria história, através de tentativa e erro. E atenção! Sê gentil contigo porque irás fazê-lo ao mesmo tempo que garantes que o teu bebé está bem cuidado e “cheirosinho” 😍
Sê gentil contigo mesma porque irás errar algumas vezes… mas, acredita, irás acertar em tantas outras!
Feliz 2021!