Deixando-os bem quietinhos!!! 😉
Eu sei, eu sei, eu sei… abriste este post toda animada a pensar que eu te ia dar imensas dicas para preparar os mamilos para a amamentação. No entanto, informação é a melhor forma de te preparares, por isso lê-me até ao fim ❤️
Quando compras uns sapatos novos para ir a uma festa, metes sempre umas pantufas nos pés em casa uns dias antes para te adaptares a eles. Certo? Pois!!!! Claro que não!!! Não faz sentido, não é?? Então porque é que haveria de fazer sentido tu preparares os mamilos para a amamentação durante a gravidez com coisas que nada têm a ver com um bebé na mama?? 🤷🏻♀️ Pode até ser CONTRAPRODUCENTE! Ao raspares em toalhas, dares-lhes uns beliscões e besuntá-los de creme, como a sabedoria popular aconselha, podes deixá-los mais sensíveis e com a pele demasiado fina e mais susceptíveis a feridas!!
Primeiro quero dizer-te que NÃO ESTÁS SOZINHA! Cerca de 10% das grávidas têm mamilos não favoráveis, ou não protráteis (planos ou invertidos) e apesar de isso poder dificultar a pega do bebé e a extração do leite, isso NÃO SIGNIFICA que não possas amamentar! O bebé precisa fazer a pega na aréola!!! E a flexibilidade do tecido areolar é mais importante do que o formato do mamilo 😉
Se, efectivamente, o formato do mamilo estiver a causar dificuldades, mudar o seu formato deverá ser feito IMEDIATAMENTE ANTES de dares de mamar, uma vez que o efeito não é duradouro. Para isso poderás usar :
👉 a bomba (eléctrica ou manual),
👉 o latch assist,
👉 o niplette ou
👉 a seringa invertida 😉
Esquece os exercícios de Hoffman (aqueles em que se está a empurrar o mamilo para fora) e as conchas de silicone rígidas ou flexíveis que são vendidas com esse efeito! Não funciona!
Depois, claro que poderás pensar e pôr em prática algumas ações que ajudam sempre no sucesso da amamentação:
👉 Teres um parto o mais fisiológico possível e amamentares não primeira hora de vida
👉 Contacto pele a pele
👉 Experimentares diferentes posições para amamentar
👉 Amamentares sem roupa (tu e o bebé!)
👉 Tomares duche com o teu bebé 😉❤️
A cereja no topo do bolo será procurares uma consultora de lactação ainda na gravidez, para porem estratégias em prática mais direcionadas à tua anatomia e história. Para além disso, ela poderá acompanhar-te no início da amamentação, quando, e se, os desafios surgirem!
Espero que este texto tenha sido esclarecedor para ti!! E agora relaxa e deixa os teus mamilos em paz 😜